Fórum Econômico de Davos será palco para duelo entre Macron e Trump

Os principais jornais franceses desta quarta-feira (21) abordam o confronto aberto entre o presidente americano, Donald Trump, e os líderes europeus. O palco da disputa é o Fórum Econômico de Davos, na Suíça, onde o presidente francês, Emmanuel Macron, não hesitou na terça-feira (20) a fazer duras críticas aos Estados Unidos.

21 jan 2026 - 05h46

"Trump-Macron: duelo em Davos" é a manchete do jornal Libération, que estampa sua capa com uma foto do presidente francês usando óculos de sol para esconder uma lesão no olho direito. Comparado pelo diário ao personagem interpretado por Tom Cruise no clássico "Top Gun", o chefe de Estado pronunciou em inglês um discurso classificado de "ofensivo" contra os Estados Unidos. Na fala, o líder francês condenou a concorrência e as concessões "cada vez mais árduas" exigidas pelos Estados Unidos para "enfraquecer e diminuir a Europa".

O diário lembra que no sábado (17), o presidente americano ameaçou oito países europeus (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido) com sobretaxas de 10% a partir de 1° de fevereiro, que podem chegar a 25% a partir de 1° de junho, se nenhum acordo for concluído sobre a almejada aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos. Na segunda-feira (19), Trump também anunciou sua intenção de impor tarifas de 200% sobre o vinho e o champanhe francês para retaliar a recusa de Macron de integrar o "nebuloso" Conselho de Paz, uma tentativa do bilionário de substituir a ONU. 

Publicidade

Fim de uma era

"A Europa se prepara para o divórcio com os Estados Unidos" diz o jornal Le Figaro em sua manchete. O diário afirma que no início deste segundo ano de mandato de Trump na presidência a "dura realidade" sobre o fim de uma era de aliança começa a ser incorporada. 

Os termos de uma possível "separação" serão discutidos na noite de quinta-feira (22), em Bruxelas, onde líderes dos 27 países da União Europeia decidirão a ativação do instrumento anticoerção para bloquear os investimentos americanos no bloco, revogar patentes e direitos de propriedade intelectual dos Estados Unidos, bem como reduzir as importações e impedir o acesso do país ao mercado europeu. Entre as consequências imediatas do divórcio, Le Figaro aponta o fim da atuação dos gigantes Netflix, Amazon ou Google, privando os consumidores europeus de serviços que fazem parte de seu cotidiano. 

"O tom sobe entre a Europa e os Estados Unidos" é a manchete do jornal econômico Les Echos. Além do discurso de Macron em Davos, o diário destaca a fala da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na terça-feira, que lembrou que as novas sobretaxas anunciadas por Trump contra o bloco são um erro, especialmente após o acordo comercial firmado entre as duas partes em julho. O diário destaca que a chefe da UE prometeu uma "resposta firme, unida e proporcional" aos Estados Unidos caso as tarifas entrem em vigor. 

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações