Papa diz que formação cristã deve prezar prevenção de abusos

Leão XIV afirmou que espalhar valores do Evangelho não é só transmitir uma doutrina

6 fev 2026 - 13h20
(atualizado às 13h31)

Em uma sessão plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o papa Leão XIV afirmou ser essencial que a prevenção de todas as formas de abuso esteja presente nas formações cristãs.

Leão XIV afirmou que espalhar valores do Evangelho não é só transmitir uma doutrina
Leão XIV afirmou que espalhar valores do Evangelho não é só transmitir uma doutrina
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Durante sua mensagem, o pontífice americano destacou que comunicar os valores do Evangelho não significa apenas transmitir uma doutrina, mas partilhar a vida, com uma "dedicação sem reservas".

Publicidade

"É essencial fomentar, em nossas comunidades, aspectos formativos voltados para o respeito à vida humana em todas as suas fases, particularmente aqueles que contribuem para a prevenção de todas as formas de abuso de menores e de pessoas vulneráveis, bem como para o acompanhamento e apoio às vítimas", declarou o religioso.

Apesar do apelo, o papa recordou que a "arte da formação não é fácil e não pode ser improvisada", pois "requer paciência, escuta, acompanhamento e verificação, tanto em nível pessoal quanto comunitário".

"Nossa missão é muito maior; por isso, não podemos nos limitar a transmitir uma doutrina, uma observância ou uma ética. Somos chamados a compartilhar o que vivemos, com generosidade, amor sincero pelas almas, disposição para sofrer pelos outros e dedicação irrestrita, como pais que se sacrificam pelo bem de seus filhos", acrescentou.

O líder da Igreja Católica também destacou, em seu discurso, que a vida cristã "é transmitida pelo amor de uma comunidade".

Publicidade

"Não é apenas o sacerdote, o catequista ou um líder carismático que gera a fé, mas a Igreja unida e viva composta por famílias, jovens, celibatários e consagrados, animados pela caridade e, portanto, desejosos de serem fecundos e de transmitir a todos, especialmente às novas gerações, a alegria e a plenitude de sentido que vivem e experimentam", concluiu.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se