As crises no Irã e na Venezuela estiveram entre os principais temas debatidos entre a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D.Vance, nesta sexta-feira (6) em Milão.
Segundo comunicado do Palácio Chigi, eles "aprofundaram os principais tópicos da política internacional, com destaque aos últimos acontecimentos no Irã e na Venezuela".
Já o gabinete de Vance ressaltou em nota que o vice de Donald Trump e a premiê italiana "discutiram as fortes relações bilaterais entre as nações, os Jogos Olímpicos e os esforços conjuntos para melhorar o ambiente de negócios e investimentos".
O encontro entre Meloni e Vance na prefeitura de Milão durou duas horas e meia e contou com a participação dos chanceleres italiano e americano, Antonio Tajani e Marco Rubio, respectivamente.
A reunião, que ocorreu à margem da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina D'Ampezzo, também abrangeu um almoço entre as delegações, que levou a equipe de Vance a cometer uma pequena gafe com a imprensa: em comunicado, além de escrever o sobrenome da italiana em inglês, "Melon", os funcionários do americano também confundiram o conselheiro diplomático do Palácio Chigi, Fabrizio Saggio, como sendo o "cônjuge" de Meloni - a mesma é divorciada. .