Lula responde a novo tarifaço de Trump: 'Trate todos os países igualmente'

'Não queremos uma nova Guerra Fria', destacou presidente do Brasil

22 fev 2026 - 09h15
(atualizado às 09h25)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exortou seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, a tratar todos os países de forma igual, afirmando ainda que o Brasil não quer uma nova Guerra Fria. A declaração foi dada durante a madrugada deste domingo (22), após o americano anunciar o aumento de novas tarifas globais.

Lula fez declaração à imprensa de Nova Délhi
Lula fez declaração à imprensa de Nova Délhi
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Quero dizer ao presidente dos EUA que não queremos uma nova Guerra Fria, não queremos interferência em nenhum outro país. Queremos que todas as nações sejam tratadas igualmente", disse Lula de Nova Délhi, na Índia, onde cumpre agenda oficial.

Publicidade

Ontem, Trump anunciou um aumento das tarifas globais de 10% para 15%, com efeito imediato, um dia depois de a Suprema Corte americana declarar que ele excedeu sua autoridade ao impor taxas de importação generalizadas contra países no mundo todo.

No Truth, Trump explicou que a nova medida é voltada a países que "exploraram os EUA por décadas" e que por isto, ele irá elevar as taxas para o nível "permitido e legal de 15%", referindo-se à Seção 212 da Lei de Comércio de 1974, que permite tarifas globais de até 15%, mas por um período de apenas 150 dias.

O republicano também voltou a chamar a decisão da Suprema Corte de "ridícula, mal redigida e extraordinariamente antiamericana". 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se