Israel e Líbano concordam em estender cessar-fogo por 45 dias, diz Departamento de Estado dos EUA

15 mai 2026 - 16h45

Israel e ‌Líbano concordaram em prorrogar por 45 dias o cessar-fogo declarado em abril pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou o Departamento de ⁠Estado norte-americano nesta sexta-feira.

Veículo militar israelense opera no Líbano, na fronteira entre Israel e Líbano
14 de maio de 2026
REUTERS/Shir Torem
Veículo militar israelense opera no Líbano, na fronteira entre Israel e Líbano 14 de maio de 2026 REUTERS/Shir Torem
Foto: Reuters

"O cessar-fogo de ‌16 de abril será prorrogado por 45 dias para permitir novos ‌avanços", disse o porta-voz ‌do Departamento de Estado, ⁠Tommy Piggott.

Publicidade

O Departamento de Estado classificou as negociações entre Israel e Líbano -- realizadas em Washington na quinta e nesta sexta-feira -- como "altamente produtivas" e afirmou ‌que os países retomarão as conversas ‌em 2 ⁠e ⁠3 de junho.

As discussões desta semana foram o ⁠terceiro ‌encontro entre as ‌partes desde que Israel intensificou os ataques aéreos contra o Líbano, após o Hezbollah disparar mísseis contra ⁠Israel em 2 de março, três dias após o início da guerra entre os norte-americanos e os israelenses contra ‌o Irã. Israel ampliou sua invasão terrestre no sul do Líbano no ⁠mês passado.

Travada em paralelo ao conflito entre os EUA e o Irã, a guerra de Israel no Líbano continua desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou um cessar-fogo em 16 de abril, embora as hostilidades tenham sido em grande parte confinadas ao sul do Líbano desde então.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se