Ex-príncipe Andrew é libertado após cerca de 12 horas de detenção

Irmão do rei Charles III continua sendo investigado por suas ligações com Epstein

19 fev 2026 - 18h13
(atualizado às 18h18)

O ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do rei Charles III, do Reino Unido, foi libertado nesta quinta-feira (19) pela polícia britânica após cerca de 12 horas de detenção.

Irmão do rei Charles III continua sendo investigado por suas ligações com Epstein
Irmão do rei Charles III continua sendo investigado por suas ligações com Epstein
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Durante o período, o ex-duque de York foi interrogado por investigadores, que posteriormente divulgaram um comunicado esclarecendo que ele continua na mira das autoridades, embora em liberdade, por suspeita de má conduta no exercício de funções públicas.

Publicidade

A libertação, após aproximadamente 12 horas, é um desfecho bastante comum no procedimento britânico para esse tipo de detenção, dada a ausência de antecedentes criminais e de risco ao público.

A imprensa internacional divulgou uma fotografia vazada de Andrew no banco de trás de um veículo após deixar a delegacia de polícia de Aylsham, em Norfolk. Na imagem, a expressão no rosto do ex-príncipe, que hoje comemorou seu 66º aniversário, parece ser de choque, com uma aparente reação de raiva.

O filho da ex-rainha Elizabeth II passou a ser alvo das autoridades por supostamente ter compartilhado informações confidenciais com o financista pedófilo Jeffrey Epstein, quando desempenhava funções como emissário comercial do governo britânico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou que a prisão de Andrew é "ruim para a família real", mas chamou o soberano britânico de "homem fantástico". O republicano acrescentou que o caso envolvendo o ex-príncipe é "lamentável e muito triste". .

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se