Ex-candidato a vice de Al Gore, Joe Lieberman morre aos 82 anos

27 mar 2024 - 21h00

O ex-senador norte-americano e ex-candidato à vice-presidente pelo Partido Democrata Joe Lieberman morreu nesta quarta-feira, aos 82 anos, na cidade de Nova York, após sofrer complicações de uma queda, informou sua família.

"Sua amada esposa, Hadassah, e os membros de sua família estavam com ele quando faleceu", disse o comunicado. "O amor do senador Lieberman por Deus, sua família e os Estados Unidos perdurou durante toda a sua vida de serviço no interesse público."

Publicidade

Lieberman foi o candidato a vice-presidente na chapa democrata encabeçada por Al Gore na eleição de 2000, vencida pelo republicano George W. Bush. Lieberman foi o primeiro candidato judeu em uma chapa presidencial de um grande partido nos EUA.

Ele fracassou em sua tentativa de concorrer à indicação presidencial democrata em 2004, prejudicado por seu apoio à Guerra do Iraque.

Político de centro, Lieberman foi eleito pela primeira vez para o Senado dos EUA em 1988. Ele perdeu as primárias democratas do Estado em 2006, mas manteve sua cadeira ao vencer a eleição geral como candidato independente.

Em um novo rompimento com o Partido Democrata, Lieberman apoiou o senador republicano John McCain para presidente em um discurso na Convenção Nacional Republicana em 2008.

Publicidade

Mais tarde, porém, Lieberman apoiaria os democratas Hillary Clinton em 2016 e Joe Biden em 2020 em suas candidaturas à Presidência.

Lieberman se aposentou do Senado em 2013 após quatro mandatos de seis anos.

"Joe era um americano tão bom quanto se pode imaginar e uma das pessoas mais decentes que conheci durante meu tempo em Washington", disse o ex-presidente republicano George W. Bush em um comunicado.

Mais recentemente, Lieberman estava liderando o No Labels (Sem Rótulos), um grupo de centro que espera lançar uma candidatura independente para a Casa Branca.

Em uma entrevista recente à Reuters, Lieberman falou sobre o esforço e como, às vezes, parecia estar construindo um avião no ar. "Estamos fazendo algo que acho que nunca foi feito antes."

Publicidade

Lieberman foi membro do Senado do Estado de Connecticut e, em seguida, procurador-geral de Connecticut antes de se tornar senador dos EUA.

Ele tinha três filhos de dois casamentos; seu primeiro casamento terminou em divórcio.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações