Ucrânia: Poroshenko anuncia cessar-fogo de uma semana

Ordem foi transmitida para todas as unidades das Forças Armadas, a Guarda Nacional e as Forças de Fronteira do país

20 jun 2014 - 15h24
(atualizado às 15h26)
<p>"O exército ucraniano cessa o fogo. Mas isso não quer dizer que não ofereceremos resistência em caso de agressão contra nossos militares", esclareceu Poroshenko</p>
"O exército ucraniano cessa o fogo. Mas isso não quer dizer que não ofereceremos resistência em caso de agressão contra nossos militares", esclareceu Poroshenko
Foto: Thomas Peter / Reuters

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou nesta sexta-feira um cessar-fogo de uma semana no leste do país, onde ocorrem duros combates entre separatistas pró-Rússia e o exército, que já deixaram centenas de mortos.

"As forças da operação antiterrorista, a partir de hoje até 27 de junho, interrompem as ações militares", disse o presidente na cidade de Sviatogorsk, na região de Donetsk.

Publicidade

A ordem foi transmitida para todas as unidades das Forças Armadas, a Guarda Nacional e as Forças de Fronteira da Ucrânia, segundo um comunicado da presidência.

"O exército ucraniano cessa o fogo. Mas isso não quer dizer que não ofereceremos resistência em caso de agressão contra nossos militares", esclareceu Poroshenko.

"Faremos todo o possível para defender o território de nosso Estado", disse o presidente.

Além disso, o governante ressaltou que a integridade territorial "nem sequer é tema para se discutir".

Publicidade

Poroshenko realiza hoje sua primeira visita na qualidade de chefe de Estado à região (mineradora) de Donbass, cenário há meses de combates entre as tropas e os insurgentes russófonos.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se