Marinha russa bloqueia canal entre Rússia e Crimeia

Guardas da fronteira disseram que soldados russos estão no controle do Estreito de Kerch e que dois navios russos estão bloqueado o canal

4 mar 2014 - 17h51
Soldados de fronteira vigiam a entrada da base naval de Novoozernity. Houve denúncias de que a Rússia teria bloqueado canal que separa da Crimeia
Soldados de fronteira vigiam a entrada da base naval de Novoozernity. Houve denúncias de que a Rússia teria bloqueado canal que separa da Crimeia
Foto: EFE

Navios da marinha russa bloquearam o Estreito de Kerch, que separa a Crimeia da Rússia, disse o serviço de guarda de fronteira ucraniana nesta terça-feira.

Os guardas da fronteira disseram que soldados russos estão no controle do canal do lado da Crimeia e que veículos blindados foram avistados no lado russo.

Publicidade

"O Estreito de Kerch está bloqueado por dois navios russos ao norte e ao sul", disse a jornalistas o vice-chefe dos guardas de fronteira, Pavel Shishurin. Apesar do bloqueio, um porta-voz da guarda de fronteira ucraniana disse que "a ação não afeta o transporte civil". 

Os militares russos não confirmaram os comentários.

O Estreito de Kerch fornece acesso ao Mar Negro para navios de transporte de grãos e outras mercadorias de regiões ao sul da Rússia.

O ministério da infraestrutura ucraniano também disse que navios não-militares poderiam usar o estreito como de costume.

Publicidade

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se