"Macron é um presidente em busca de boas vibrações", diz jornal

Jornais franceses desta terça-feira (13) se concentram na entrevista que o presidente Emmanuel Macron concederá esta noite em horário nobre na TV aberta do país. Além dos assuntos políticos domésticos, a imprensa francesa especula que o chefe de Estado responderá, no programa que foi intitulado "Os desafios da França", sobre pautas internacionais, pelas quais ele é responsável, e que se tornaram uma ocorrência diária.

13 mai 2025 - 09h45

Jornais franceses desta terça-feira (13) se concentram na entrevista que o presidente Emmanuel Macron concederá esta noite em horário nobre na TV aberta do país. Além dos assuntos políticos domésticos, a imprensa francesa especula que o chefe de Estado responderá, no programa que foi intitulado "Os desafios da França", sobre pautas internacionais, pelas quais ele é responsável, e que se tornaram uma ocorrência diária. 

Emmanuel Macron foi convidado para um programa especial na TF1 em 13 de maio para discutir “os desafios enfrentados pela França”.
Emmanuel Macron foi convidado para um programa especial na TF1 em 13 de maio para discutir “os desafios enfrentados pela França”.
Foto: AFP - LUDOVIC MARIN / RFI

O portal de notícias Franceinfo, aposta que Macron comentará temas mais recentes de grande repercussão como a viagem do fim de semana à Ucrânia ao lado do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, do chanceler alemão, Friedrich Merz, e do primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, onde o francês exigiu um cessar-fogo de Vladimir Putin antes de uma reunião com Volodymyr Zelensky, que deve acontecer na quinta-feira em Istambul. Espera-se que as consequências da guerra comercial de Donald Trump também dominem a primeira parte do programa, previsto para durar duas horas. 

Publicidade

Para o jornal de esquerda Libération, a aparição no horário nobre desta terça-feira na TF1 indica que "Emmanuel Macron é um presidente em busca de boas vibrações", apesar do formato "quase vintage" de entrevista, segundo o jornal, sugerindo que o Palácio do Eliseu está em busca de melhorar a popularidade do presidente. 

O chefe de Estado será sabatinado por personalidades da sociedade civil francesa, incluindo youtubers, sindicalistas e jornalistas, numa tentativa de "dar novo fôlego ao seu segundo mandato de cinco anos, após uma dissolução fracassada" da Assembleia Nacional, em junho do ano passado, e a "perda de sua maioria" no Parlamento, explica o diário.

Para a editora do Le Monde, Françoise Fressoz, o "presidente da República está deixando de lado a questão das finanças públicas para colocar o foco na questão da democracia", escreveu, acrescentando que "os anúncios de Emmanuel Macron na TF1 correm o risco de parecer uma distração se não for traçado um caminho confiável para reduzir os déficits e a dívida pública".  

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações