EUA impõe sanções contra 11 russos e ucranianos após referendo

O pacote de sanções constitui a mais grave confrontação entre Estados Unidos e Rússia desde o fim da Guerra Fria

17 mar 2014 - 12h20
(atualizado às 12h27)
O presidente americano impôs sanções a 11 russos e ucranianos relacionados à crise na Ucrânia nesta segunda-feira
O presidente americano impôs sanções a 11 russos e ucranianos relacionados à crise na Ucrânia nesta segunda-feira
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou nesta segunda-feira sanções contra 11 altos funcionários russos e ucranianos, incluindo o ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanokovytch, em represália pelo referendo de anexação da Crimeia à Rússia.

Publicidade

O congelamento de ativos nos Estados Unidos afetará o vice-primeiro-ministro russo Dmitri Rogozin, a presidente do Conselho da Federação (câmara alta do Parlamento), Valentina Matvienko, dois assessores do presidente Vladimir Putin, Vladislav Surkov e Sergei Glaziev, e dois legisladores da Duma.

Entre os ucranianos, Washington decidiu aplicar sanções contra o ex-presidente pró-Moscou Yanukovytch, um de seus auxiliares e dois ativistas separatistas da Crimeia.

O pacote de sanções constitui a mais grave confrontação entre Estados Unidos e Rússia desde o fim da Guerra Fria, e acontece no momento em que a Crimeia adota passos concretos para unir-se à Rússia um dia depois de um referendo que os países ocidentais consideram ilegítimo.

O anúncio das sanções americanas foi feito pouco depois da divulgação pela União Europeia de sanções contra 21 personalidades ucranianas e russas, consideradas responsáveis pela situação na Crimeia.

Publicidade

A UE decidiu restringir os vistos e congelar os bens em território comunitário destas pessoas, segundo informou pelo Twitter o ministro lituano das Relações Exteriores, Linas Linkevicius, adiantando que mais medidas serão tomadas nos próximos dias.

Milhares de pessoas comemoram resultado de referendo na Crimeia
Video Player

Em uma conversa telefônica com Putin, Obama antecipou neste domingo que seu país e seus parceiros europeus estavam "preparados" para sancionar Moscou e alertou que os exercícios militares russos nas fronteiras da Ucrânia "somente exacerbam a tensão".

Com informações da EFE e Reuters. 

Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se