O Vaticano nomeou nesta segunda-feira o americano Greg Burke como seu novo porta-voz, em substituição do jesuíta Federico Lombardi, informou a Santa Sé.
No posto de subdiretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa nomeou a espanhola Paloma García Ovejero, correspondente de uma emissora espanhola na Itália e no Vaticano.
Ambos assumirão o cargo a partir de 1 de agosto.
Burke substitui no cargo Lombardi, depois que este apresentou sua própria renúncia.
O americano nasceu em 8 de novembro de 1959 em Saint Louis e, após ter frequentado os liceus jesuítas da cidade, formou-se em 1983 em Ciências Comparadas da nova-iorquina Universidade de Columbia, especializando-se depois em jornalismo.
Naqueles anos se integrou como membro numerário do Opus Dei.
Trabalhou na agência United Press International de Chicago, para a agência Reuters e para a revista "Metropolitan", até que foi enviado a Roma como correspondente da revista "National Catholic Register".
Em 1990 começou a colaborar com a revista "Time" e a partir de 2001 iniciou seus trabalhos como correspondente em Roma para "Fox News".
Em 2012 foi convocado pela Secretaria de Estado Vaticano, na seção de Assuntos Gerais, como assessor para a comunicação e desde dezembro de 2015 era subdiretor da Sala de Imprensa do Vaticano, como substituto do padre Ciro Benedettini.