Socialismo "sai do armário" nos EUA com ascensão de Sanders

1 mar 2016 - 14h20
(atualizado às 16h28)
Foto: Getty Images

O senador independente Bernie Sanders entrou na corrida presidencial dos Estados Unidos com um discurso mais à esquerda que o habitual no país, o que gerou um fenômeno de entusiasmo, um estímulo para que os pequenos partidos socialistas e comunistas tentem ganhar adeptos.

Nesta chamada "Super Terça", quando 12 estados e um território votam no processo de eleições primárias e seus resultados podem ser definitivos para a indicação do candidato do Partido Democrata, Sanders segue desafiando o favoritismo da ex-secretária de Estado, Hillary Clinton.

Publicidade

Sanders, que se define como "socialista democrata", tenta desde o início de sua campanha explicar seu modelo à europeia - com denúncias sobre a crescente desigualdade e a erosão da classe média - e se distanciar do comunismo, com o qual os americanos normalmente identificam esta tendência.

Embora não necessariamente concordem com todas as ideias de Bernie Sanders, as coalizões socialistas e comunistas dos EUA se beneficiaram do entusiasmo gerado por sua campanha.

"Bernie Sanders fez muito bem à esquerda nos Estados Unidos", disse à Agência Efe Christopher Gunderson, professor de sociologia na Howard University de Washington.

No entanto, apesar de o senador por Vermont "falar de revolução, não é um revolucionário, usa a palavra metaforicamente para se referir a uma mudança significativa", mas "respeita a ordem estabelecida, a Constituição dos EUA e o direito à propriedade", segundo Gunderson, especialista em movimentos sociais.

Publicidade

"Como fenômeno, é muito bom. Milhões de pessoas estão buscando 'socialismo' no Google", ironizou Gunderson. Os partidos socialistas dos EUA, por sua vez, buscam o equilíbrio entre aproveitar o efeito Sanders e manter sua identidade.

Quando Sanders "fala de socialismo, ajuda partidos realmente socialistas, como nós, a ter uma maior aceitação entre as pessoas", disse à Efe Gloria La Riva, candidata à presidência do Partido pelo Socialismo e a Liberação (PSL).

La Riva reconhece em Sanders o mérito de "mobilizar com energia enormes quantidades de jovens" e "dar visibilidade a movimentos" como o Occupy Wall Street ou a luta pelos direitos de latinos e negros.

Por sua vez, o Partido da Paz e da Liberdade, que também se define como socialista, concorda que "Bernie Sanders despertou consciências", segundo declarou à Efe sua presidente, Debra Reiger.

Publicidade

"Agora mais gente fala de socialismo; há mais gente emocionada com uma nova maneira de governar este país e com o fato de que as grandes corporações não tenham que controlar tudo. Isto é algo em que nós acreditamos e nos fez bem", argumentou a presidente do PFP, fundado há 60 anos.

Reiger considera que a campanha do pré-candidato democrata "beneficiou de certa maneira" seu partido, que em sua opinião, no entanto, é "ainda mais progressista que Bernie".

O Partido Comunista dos EUA (CPUSA), fundado há quase um século e que é o maior do país desta tendência, também se pronunciou a favor de Sanders apenas um mês depois que o senador anunciou que concorreria às eleições presidenciais.

A campanha de Sanders "já mudou o debate político" no Partido Democrata, disse a presidente do CPUSA em Connecticut, Joelle Fishman.

O que mais preocupa agora estes partidos minoritários sobre Sanders é a fuga de militantes "que se registram no Partido Democrata para votar nele", admitiu Reiger.

Publicidade

No entanto, tanto no PFP como no PSL, suas direções confiam que, se Sanders não conseguir a indicação do Partido Democrata, suas coalizões ganharão filiados.

Os eleitores de Sanders, segundo Gunderson, são "jovens que não se sentem identificados com um partido político porque se sentem à esquerda demais" do democrata, e "adultos que eram socialistas quando jovens" e depois deixaram esses ideais de lado.

Desde o princípio, as bases de Sanders foram pessoas brancas, algo que, segundo o analista, "está mudando, embora não muito rapidamente" uma vez que "seus números melhoram entre latinos e negros", acrescentou.

"Se a campanha (das primárias) durasse mais um ano, Bernie Sanders ganharia", brincou Gunderson em referência à vantagem que o senador vem diminuindo em relação a Hillary Clinton, a favorita das pesquisas.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se