No 28º dia de guerra no Oriente Médio, ataques na região ampliam o risco de escalada do conflito. Israel anunciou a realização de ataques "em grande escala" contra a infraestrutura do governo do Irã em Teerã, intensificando a ofensiva militar na região.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em resposta, a Guarda Revolucionária iraniana afirmou ter lançado mísseis e drones contra alvos em Israel e instalações estratégicas no Golfo ligadas aos Estados Unidos, enquanto Washington avalia o envio de reforços militares.
EUA consideram enviar até 10 mil soldados para o Oriente Médio
Os Estados Unidos estão avaliando o envio de até 10.000 soldados extras para o Oriente Médio, informou a mídia americana nesta sexta-feira, enquanto crescem as especulações de que Washington possa estar preparando uma operação terrestre no Irã.
O destacamento representaria um aumento significativo na presença militar de Washington na região, apesar de o presidente dos EUA, Donald Trump, insistir que Teerã estava participando de negociações de paz com Washington para pôr fim à guerra.
O Wall Street Journal noticiou que a medida teria como objetivo fornecer a Trump "mais opções militares" no Oriente Médio, região mergulhada em guerra desde os ataques conjuntos EUA-Israel ao Irã em 28 de fevereiro.
Exército de Israel anuncia ataques 'em grande escala' contra Teerã
O Exército israelense informou que suas forças realizaram na madrugada desta sexta-feira (27) ataques contra "a infraestrutura" do governo iraniano em Teerã, após quase um mês de guerra no Oriente Médio.
Os militares israelenses indicaram que concluíram "uma onda de ataques em grande escala direcionados contra a infraestrutura do regime terrorista iraniano no coração de Teerã".
Guarda Revolucionária ataca alvos em Israel e instalações militares no Golfo utilizadas pelas forças americanas
Israel, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait e Bahrein foram bombardeados com mísseis de longo e médio alcance e com "drones destrutivos e autônomos", informou um comunicado da Guarda Revolucionária do Irã divulgado pelas agências de notícias IRNA e Fars.
Ainda segundo a nota, uma instalação de manutenção do sistema de defesa aérea Patriot, dos Estados Unidos, foi atingida no Bahrein.
A Guarda Revolucionária pediu aos civis de toda a região que se mantivessem afastados das áreas próximas às forças americanas. "Recomendamos que você deixe urgentemente os locais onde as forças americanas estão estacionadas para que nenhum mal lhe aconteça", diz um comunicado em seu site Sepah News.
Ataque com drones causa danos no principal porto do Kuwait
O principal porto comercial do Kuwait sofreu danos em um ataque de drones, segundo informações das autoridades, enquanto o Irã continua com sua campanha no Golfo em represália aos ataques dos Estados Unidos e de Israel.
O porto de Shuwaikh foi atacado ao amanecer "por drones inimigos; os relatórios preliminares revelaram danos materiais, mas não houve vítimas humanas", indicou a autoridade portuária do Kuwait em um comunicado publicado na rede social X.
Irã afirma que ataques dos EUA e de Israel danificaram 120 museus e edifícios históricos
Os ataques dos EUA e de Israel contra o Irã danificaram pelo menos 120 museus e sítios culturais e históricos em todo o país desde o início da guerra, afirmou o chefe do comitê de patrimônio cultural do conselho municipal de Teerã.
"Pelo menos 120 museus, edifícios históricos e sítios culturais em várias províncias foram diretamente atingidos e sofreram graves danos estruturais", disse Ahmad Alavi.
Segundo declarações da TV estatal, ele mencionou o Palácio Golestan, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com outros locais danificados durante a guerra, incluindo o Palácio Saadabad, o Palácio de Mármore e a Casa Teymourtash, também conhecida como Museu da Guerra. /AFP e AP