Um casal de brasileiros na Jamaica está abrigado em um teatro de hotel por segurança devido à aproximação do furacão Melissa, que atingiu categoria 5 e já causou mortes e destruição na região.
Um casal de turistas brasileiros foi à Jamaica para celebrar o próximo aniversário de casamento e agora se encontram dentro de um teatro usado por um hotel como local de abrigo contra o furacão Melissa, que tocou o solo do país nesta terça-feira, 28. Ao Terra, a nutricionista e consultora de viagens Karina Okamoto relatou que estava bem, mas que já não tinha "noção de como estavam as coisas fora do hotel".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As atrações do hotel encererram às 22h desta segunda-feira, 27, para que, às 6h30 desta terça, todos os hóspedes se encontrassem no teatro, já que o local não possui janelas. Segundo Karina, ela e o outros hóspedes só poderiam sair do espaço para ir ao banheiro.
"Tem uma área ali que fica abaixo da terra, então a gente desce bastante escadas e é onde fica esse abrigo. Então a gente também ficou bem tranquilo em relação a isso", descreveu à reportagem. "Quando a gente foi percebendo que a força do vento foi aumentando, aí foi batendo um pequeno desesperinho por dentro, mas mantendo a calma de ficar no resort e saber que aqui é um lugar seguro".
O casal espera deixar o país na próxima quinta-feira, 30, durante a tarde, caso os aeroportos estejam funcionando.
Em imagens publicadas em sua conta no Instagram, Karina mostra que a ventania que atingiu os coqueiros e arrancou folhas. O hotel fez uma sessão de cinema para distraír os hóspedes.
O furacão Melissa atingiu o solo do país nesta terça. Com ventos de até 295 km/h, o fenômeno alcançou a categoria 5, a maior na escala Saffir-Simson, conforme o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Com isso, se tornou o evento mais forte na ilha em 174 anos. A classificação foi intensificada na segunda-feira, 27, sendo esperadas tempestades catastróficas, inundações repentinas e marés de tempestade.
Na noite de segunda, ventos brutais e chuvas intensas já atingiram a Jamaica. O Ministério da Saúde e Bem-Estar do país confirmou três mortes relacionadas à tempestade em preparação para o furacão.
O órgão também pediu à população que tenha extrema cautela: "Atividades como subir em telhados, prender sacos de areia ou cortar árvores podem parecer administráveis, mas mesmo pequenos erros durante um furacão podem resultar em ferimentos graves ou morte. Dirigir em estradas alagadas ou áreas com detritos também é extremamente perigoso".
"Os centros de saúde permanecem fechados, mas os hospitais estão abertos e atendendo feridos relacionados à tempestade. Por favor, sejam sensatos, mantenham-se seguros e protejam a si mesmos e à sua família durante esta tempestade", acrescentou.
The Ministry of Health & Wellness is saddened to report three storm-related deaths in preparation for Hurricane Melissa.
We urge the public to exercise extreme caution: activities such as climbing roofs, securing sandbags, or cutting trees may seem manageable, but even minor… pic.twitter.com/OxTh8CErfJ
— MOHW JA (@themohwgovjm) October 27, 2025
Além das mortes na Jamaica, o Melissa causou outras quatro durante a semana: três no Haiti e uma na República Dominicana, onde um adolescente continua desaparecido.