Sultão de Omã cederá poderes após protestos

13 mar 2011 - 17h07
(atualizado às 17h19)

O chefe de Estado de Omã decidiu ceder alguns poderes legislativos para um conselho eleito parcialmente, informou no domingo a agência de notícias estatal, em um aparente esforço para conter os protestos no sultanato do Golfo Árabe.

A agência ONA também disse que sultão Qaboos bin Said vai dobrar o valor da ajuda da previdência social e dos benefícios das pensões, tornando-se o mais recente governante do Golfo a oferecer dinheiro aos cidadãos depois da série de distúrbios que abalaram a maior parte do mundo árabe.

Publicidade

Omã, um país produtor de petróleo na boca do Golfo, foi tomado por protestos em pelo menos duas cidades no mês passado. Uma pessoa morreu. O sultão, que governa o Omã há 40 anos, demitiu vários ministros na reforma ministerial recente. No domingo, fez sua maior concessão, anunciando que iria oferecer poderes legislativos ao Conselho de Omã. Atualmente, apenas o sultão e seu gabinete podem legislar.

O Conselho de Omã, que antes só oferecia assessoria política, é formado pelo Conselho Shura, que é eleito, e pelo Conselho de Estado, composto por membros nomeados pelo próprio sultão. "Uma comissão técnica de especialistas deverá ser constituída para desenvolver o projeto de alteração da Lei Fundamental do Estado," disse a ONA, citando o decreto real de domingo. O grupo terá que apresentar um relatório em 30 dias.

A iniciativa do sultão foi recebida com ceticismo e esperança pelos manifestantes, que passaram dias acampados diante do Conselho Shura para exigir emprego, melhores condições de vida e reformas políticas. O anúncio do sultão ocorreu no dia em que os trabalhadores em duas empresas de Omã entraram em greve para exigir aumento salarial, com os protestos no sultanato atingindo o setor privado.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações