Adolescente de 13 anos foi detido na Flórida após consultar o ChatGPT sobre como matar um amigo; ele alegou estar "brincando", e o caso foi detectado por um sistema de vigilância escolar.
Um adolescente americano de 13 anos foi detido pela polícia após utilizar o ChatGPT para saber como matar um amigo no meio da aula. O caso aconteceu no final de setembro na Southwestern Middle School, escola que fica na cidade de DeLand, no estado americano da Flórida (EUA).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a delegacia do condado de Volusia, que divulgou o caso nas redes sociais, o policial responsável pela segurança escolar recebeu um alerta do Gaggle, sistema usado para monitorar as atividades virtuais de estudantes, que detectou a mensagem.
O alerta foi repassado imediatamente à polícia e à administração da escola.
Ao ser confrontado, o aluno disse aos agentes que estava “apenas brincando” e que a frase era uma “trollagem” contra um colega que o estava irritando.
O garoto foi detido e encaminhado para o centro de custódia responsável pelo processamento de menores de idade no condado, onde aguarda decisão do juiz.
Ferramenta utilizada pela polícia
A Gaggle verifica contas emitidas pela escola e sinaliza conteúdos considerados "preocupantes". Utilizando inteligência artificial, a ferramenta escaneia documentos e e-mails dos alunos dos ensinos fundamental e médio em busca de sinais de comportamento inseguro.