Vídeo de cardeal enfrentando o ICE nos Estados Unidos foi feito com inteligência artificial

PERFIL QUE PUBLICOU CONTEÚDO CRIOU CENTENAS DE PUBLICAÇÕES QUE MOSTRAM CONFRONTOS FALSOS COM A POLÍCIA DE IMIGRAÇÃO AMERICANA

16 jan 2026 - 15h31

O que estão compartilhando: vídeo mostraria o cardeal arcebispo de Chicago, nos Estados Unidos, enfrentando agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) que tentavam invadir uma catedral para prender imigrantes.

Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. As imagens foram geradas por inteligência artificial. O perfil que postou o conteúdo publicou dezenas de outros vídeos produzidos por IA de pessoas reagindo a abordagens violentas de agentes do ICE. O arcebispo de Chicago, Blase Joseph Cupich, não se parece com nenhuma das pessoas mostradas no vídeo. Não há registros de que o cardeal Cupich tenha expulsado agentes de uma catedral, apesar de ele já ter falado contra a política migratória do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Publicidade

Saiba mais: O vídeo investigado une dois trechos de conteúdos gerados por IA. No primeiro, aparece um cardeal careca discutindo com agentes do ICE em frente a uma igreja. No segundo, um outro cardeal enfrenta os policiais da escadaria da catedral, enquanto pessoas atrás dele o aplaudem.

O primeiro vídeo foi publicado originalmente em 27 de dezembro do ano passado. O dono do perfil se apresenta como CEO de uma empresa que oferece soluções de IA para empresas.

Cardeal Blase Cupich não expulsou ICE de igreja

As postagens que compartilharam o vídeo afirmam que um cardeal chamado Blake Cupich teria expulsado agentes do ICE de uma catedral em Chicago e impedido que eles prendessem imigrantes no local. Mas o nome do cardeal está incorreto, e os homens mostrados nas imagens não se parecem com o arcebispo de Chicago.

Publicidade

Blase Cupich não é careca, como o homem que aparece no vídeo. Ele é o único dos 245 cardeais em atividade com este sobrenome.

Em outubro do ano passado, Cupich deu entrevista a um site especializado católico, em que chamou a política migratória do governo Trump de hipócrita. Mas não há registros de que ele tenha expulsado agentes do ICE de uma igreja.

No vídeo investigado, há indícios de uso de inteligência artificial. A boca do cardeal abre exageradamente quando ele fala com os agentes, e os braços se movem muito rapidamente, de forma não natural.

O Verifica submeteu o conteúdo à ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdos gerados com inteligência artificial, que apontou probabilidade de 99,7% de uso de IA no vídeo.

Perfil cria vídeos de IA em que religiosos rejeitam 'Deus laranja'

Nos últimos meses, quase todos os vídeos publicados pelo perfil que publicou o conteúdo falso do cardeal mostram pessoas reagindo a abordagens violentas do ICE. Algumas são bem improváveis, como senhoras idosas intimidando policiais com pães, mulheres de biquíni sendo abordadas nas ruas dos Estados Unidos e até pessoas jogando mangas e outras frutas nos agentes.

Publicidade

Há dezenas de conteúdos mostrando religiosos expulsando policiais de igrejas . Alguns usam roupas pretas com o colarinho branco, roupa característica de padres. Outros usam um solidéu, chapéu usado por bispos. Há até vídeos em que o religioso usa uma mitra, normalmente utilizada por papas.

O Verifica encontrou no mesmo perfil pelo menos outros 118 vídeos em que religiosos expulsam agentes do ICE de igrejas, a maioria deles dizendo exatamente as mesmas palavras, com uma referência a Donald Trump ao falar de um Deus "laranja": "Não sei qual Deus você adora. Talvez um de cor laranja. Mas o meu Deus é amor".

Outro elemento similar em vários dos vídeos publicados é a presença de ovos na escadaria das igrejas e nas costas de agentes do ICE. Apesar de os ovos estarem quebrados, há gemas inteiras no chão.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se