A Alemanha queria testar se trabalhar quatro dias por semana era eficiente; 70% das empresas acreditam que sim

A Alemanha lançou um programa piloto de semana de trabalho de quatro dias em 2024 com 45 empresas; Dois anos depois, 70% delas mantiveram alguma forma de redução da jornada de trabalho

28 fev 2026 - 11h18
Foto: Xataka

A semana de trabalho de quatro dias começou na Alemanha como um experimento para maximizar a produtividade das empresas sem deixar os funcionários exaustos e incapazes de conciliar trabalho e vida familiar. Dois anos após o início do projeto-piloto, os dados confirmam que, para as empresas participantes, não se tratava apenas de um teste; ele se materializou em uma mudança nas práticas de trabalho que muitas empresas decidiram tornar permanente.

Agora, um relatório de acompanhamento, preparado por pesquisadores da Universidade de Münster em conjunto com a consultoria 4 Day Week Global, foi concluído. Ele analisa o que aconteceu desde o início do programa piloto em 2014 e quais foram seus efeitos subsequentes. A principal conclusão é que cerca de 70% das empresas que participaram do projeto-piloto continuam implementando alguma forma de redução da jornada de trabalho um ano depois.

Publicidade

Uma fórmula familiar e uma amostra diversificada

O projeto original da semana de trabalho de quatro dias na Alemanha foi baseado no modelo 100-80-100: 100% do salário, 80% da jornada de trabalho e 100% da produtividade. Este modelo de redução da jornada de trabalho é o mesmo implementado em Valência em 2023, em Portugal e no Reino Unido.

Na fase inicial, participaram 45 empresas de diversos setores, incluindo manufatura, seguros, tecnologia, mídia, varejo e educação. Além disso, para garantir a máxima representatividade do panorama industrial alemão, foram selecionadas empresas de diferentes portes: ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A gigante chinesa Shein tinha o plano perfeito para engolir a indústria do Brasil, mas o plano bilionário fez as fábricas locais dizerem "basta"

A Geração Z sucumbiu à telefobia: 56% dos jovens acreditam que ela está associada ao recebimento constante de más notícias

Relatório prevê novo crescimento do trabalho remoto, mas só quando os boomers se aposentarem

Na Noruega, o foco no equilíbrio é tão alto que sair às 15h já é o normal; agora o país aposta na semana de 4 dias

Especialista em IA alerta a humanidade: estamos caminhando para um período difícil no mercado de trabalho

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se