O que estão compartilhando: que quadrados em diferentes cores na base da parte de trás dos tubos de pasta dente têm os seguintes significados: verde, produto 100% natural; azul, natural com remédios; vermelho, natural com alguns produtos químicos; e preto, todos os produtos químicos. O vídeo diz que "as elites sabem disso e evitam certas cores".
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é falso. Não há qualquer relação entre as marcações e os ingredientes do produto, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com texto no site da Colgate-Palmolive, os quadrados coloridos na base do verso das embalagens servem para indicar às máquinas na linha de produção o ponto exato para cortar e selar as embalagens.
Saiba mais: o vídeo atingiu mais de 40 mil curtidas e 8 mil compartilhamentos no Facebook. Na parte superior da tela, está escrito "você sabia?" em uma tarja vermelha. As imagens mostram uma pessoa manuseando diferentes tubos de pasta de dente e mostrando as marcações na parte de trás. No entanto, as marcas no final de parte de trás da embalagem não tem qualquer relação com a composição ou qualidade da pasta de dente.
Ao Verifica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que as alegações do vídeo são "absolutamente fora de qualquer propósito". O órgão é responsável pela regulamentação de produtos de higiene pessoal.
Também procurada, a multinacional Colgate-Palmolive, produtora de pastas de dente, encaminhou texto desmentindo o boato. Ele é antigo e já circulou em diferentes partes do mundo, como na Croácia, em 2015, e no Vietnã, neste ano.
É falso que pomada com nistatina seja recomendada para rejuvenescer pele do rosto
Segundo a publicação, de janeiro de 2023, as empresas de higiene bucal não marcam suas pastas de dente com quadrados coloridos para tentar enganar os consumidores e esconder ingredientes. Os símbolos são, na realidade, marcações que auxiliam no processo de fabricação. Eles indicam aos sensores de luz das máquinas da linha de produção onde está a extremidade da embalagem para que ela possa ser cortada e selada corretamente.
A mesma explicação consta em outros sites (aqui e aqui). O boato também foi desmentido pelas agências AFP Checamos, Maldita e Snopes.