Líder do PT condena discurso de Tarcísio, critica bandeirão dos EUA e vê anistia distante

Deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que a pauta política será dominada pelo julgamento de Bolsonaro

9 set 2025 - 14h21
(atualizado às 14h31)

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) avaliou nesta terça-feira as declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, 7. Para o líder petista na Câmara, houve um erro estratégico na manifestação.

Publicidade

"Eles erraram muito. Uma bandeira norte-americana de 100 metros e as declarações de Tarcísio. Está crescendo a proporção das pessoas que acham que o caminho justo é a condenação de Bolsonaro. Vão aparecer provas, o julgamento vai ser a pauta da semana no Brasil. No domingo, erraram muito. A bandeira norte-americana e as declarações do Tarcísio ofuscaram qualquer coisa em relação ao tamanho da manifestação", declarou. 

Foto: Reprodução/CEBRAP e ONG More in Common

Além da bandeira, manifestantes exibiram cartazes em inglês com mensagens como "SOS Trump" ("Socorro, Trump"), "Help me" ("Me ajude") e "Thank you very much" ("Muito obrigado"), em pedidos de ajuda e agradecimento ao presidente norte-americano Donald Trump. Os cartazes também traziam menções de apoio a Eduardo Bolsonaro, que atualmente vive nos Estados Unidos.

Lindbergh Farias afirmou que Centrão está criando problema com o Supremo
Foto: TON MOLINA/FOTOARENA / Estadão

Ao receber informações sobre a realização de uma reunião para discutir a anistia na casa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta terça enquanto acontece o julgamento na trama golpista no STF, Lindbergh afirmou: "Está super tranquilo. Estamos construindo uma pauta de consenso".

O petista sobre confiança sobre a posição de Motta sobre a anistia: "Não há pauta de consenso na reunião de líderes. Da semana passada para cá mudou muita coisa. A fala do Tarcísio, a repercussão no Supremo... A votação da anistia esta semana está mais distante. O Centrão está percebendo que é comprar uma briga muito grande com o Supremo em um clima como esse."

Publicidade
Jandira Feghali nega que Hugo Motta faça ‘jogo duplo’ em relação a pautar anistia: 'Muita pressão’
Video Player

A líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (RJ), também comentou as declarações de Tarcísio na Paulista. "Máscara nunca existiu. Tarcísio é o Bolsonaro e Bolsonaro é o Tarcísio", afirmou. Na mesma linha, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse: "Caiu tudo. Striptease total".

Já a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) avaliou que Hugo Motta sofre "muita pressão dos dois lados políticos" na discussão sobre a anistia. "Um lado que entende que a democracia precisa ser preservada e outro lado que não está nem aí com isso, que faz a pressão para que ele paute a anistia. Nesse momento, ele tem que ser o magistrado do poder Legislativo. Ele assumiu a Câmara falando do discurso do Ulisses Guimarães. Então eu acho que é essa trajetória que deveria respeitar. Existe uma maioria de deputados do campo da oposição que se somou ao Centrão."

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se