Flávio Bolsonaro é investigado em inquérito autorizado por Mendonça sobre financiamento de 'Dark Horse'

PF investiga suspeitas de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção e outros possíveis crimes relacionados ao filme

11 set 2026 - 08h44
(atualizado às 09h53)
Flávio Bolsonaro é alvo de investigação da PF sobre financiamento de ‘Dark Horse’
Video Player

O candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) é investigado pela Polícia Federal (PF) em inquérito autorizado pelo ministro André Mendonça para apurar a possível prática de crimes relacionados ao financiamento do filme Dark Horse, que conta a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro, com recursos de Daniel Vorcaro, dono do Master. 

Segundo o Estadão, a decisão foi proferida por Mendonça em julho após pedido da PF. A informação, no entanto, só foi veio a público nesta sexta-feira, 11, após o relator levantar parcialmente o sigilo das investigações sobre o caso do Banco Master a pedido do presidente da Corte, Edson Fachin.

Publicidade

Conforme a decisão, a PF investiga suspeitas de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção e outros possíveis crimes relacionados ao filme. Flávio nega irregularidades na captação de recursos. O Terra entrou em contato com a assessoria do candidato e aguarda retorno.

De acordo com o canal GloboNews, a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi consultada e não se opôs à abertura da investigação. Mendonça também determinou que o caso fosse remetido à PF para a realização de diligências que não dependessem de autorização judicial.

O candidato Flávio Bolsonaro durante ato de 7 de Setembro no domingo
O candidato Flávio Bolsonaro durante ato de 7 de Setembro no domingo
Foto: Taba Benedicto/ Estadão / Estadão

O financiamento de Dark Horse é investigado em dois inquéritos:

Durante campanha na quinta-feira, 10, Flávio Bolsonaro negou uso de dinheiro público para o filme. "Não tem absolutamente nada de errado com esse filme. Não tem um centavo de dinheiro público. Eu já cansei de falar, podem revirar do avesso que não vai ter nada", disse o candidato. 

Publicidade
Dino autoriza operação da PF contra Mario Frias e produtora de ‘Dark Horse’ em meio à crise no STF
Video Player

Operação da PF

Na quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação "Make Up" para investigar o desvio de recursos de emendas parlamentares para o financiamento de Dark Horse.

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) e a produtora de Dark Horse Karina Gama, dona da Go UP Entertainment Ltd, foram alvos de mandados de busca e apreensão, além de outras 20 pessoas. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Flávio Dino.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se