Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, foi internado com suspeita de virose e passa por exames em Brasília, dias antes de sua aposentadoria oficial.
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), precisou ser levado ao pronto-atendimento do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após se sentir mal na tarde nesta quarta-feira, 15. A suspeita é de que o magistrado esteja com uma virose.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a assessoria de imprensa do STF, o ministro permanecerá internado nesta noite. Uma bateria de exames está sendo realizada para identificar o quadro de Barroso.
O mal-estar ocorre com o ministro prestes a deixar oficialmente a cadeira no STF. Nesta tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que concede a aposentadoria ao magistrado. Seu último dia no cargo será no sábado, 18.
O anúncio da antecipação da aposentadoria de Barroso foi feito na última quinta, 9. Ele assumiu o cargo em 2013, por indicação da então presidente Dilma Rousseff e poderia ficar na Corte até março de 2033, quando atingiria a idade limite de 75 anos.
Com a aposentadoria de Barroso, Lula fará a terceira indicação para o STF de seu atual mandato. Dos atuais ministros da Corte, Flavio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Dias Toffoli também foram indicados pelo petista, incluindo mandatos anteriores.