Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias, indicado por Lula ao STF

Sabatina com o atual Advogado-Geral da União estava marcada para o dia 10 de dezembro

2 dez 2025 - 17h03
(atualizado às 20h14)
Resumo
Davi Alcolumbre cancelou a sabatina de Jorge Messias para o STF por falta de envio formal da indicação pelo governo Lula, apontando interferência no cronograma do Legislativo.
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, queria que Rodrigo Pacheco tivesse sido escolhido para vaga no STF
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, queria que Rodrigo Pacheco tivesse sido escolhido para vaga no STF
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado / Estadão

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta terça-feira, 2, o cancelamento da sabatina do Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).  

Em comunicado divulgado na tarde desta terça, Alcolumbre justificou falta do envio de mensagem escrita referente à indicação, do governo federal ao Senado: "Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes", afirmou o senador (leia o comunicado na íntegra abaixo).  

Publicidade

A sabatina de Messias diante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado estava marcada para o dia 10 de dezembro, com a previsão de que a votação da indicação no Plenário acontecesse no mesmo dia. O senador Weverton Rocha (PDT-MA) havia sido designado como relator da indicação. 

A falta do envio da indicação escrita por parte do governo Lula foi atribuída a um movimento para ganhar tempo e viabilizar reunião entre Messias e senadores. Alcolumbre, por sua vez, citou que a "omissão" do Poder Executivo é uma "interferência no cronograma" do Legislativo. 

Jorge Messias será sabatinado no próximo dia 10
Foto: Carlos Moura/Agência Senado / Estadão

O cancelamento da sabatina de Messias evidencia o desgaste na relação entre o governo federal e o Senado. Após Barroso anunciar sua aposentadoria do STF, Alcolumbre articulou para que seu aliado, o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fosse o indicado de Lula

No entanto, Lula optou pelo nome de Messias, que já exerceu diferentes cargos em governos petistas e atua como AGU desde 2023. A indicação foi anunciada em 20 de novembro. 

Publicidade

Leia a íntegra do comunicado enviado pelo presidente do Senado:

Comunico às Senadoras e aos Senadores que esta Presidência, em conjunto com a Presidência da CCJ, havia estipulado os dias 3 e 10 de dezembro para a leitura do parecer, concessão de vistas coletivas, realização da sabatina e apreciação, em Plenário, da indicação feita pelo Presidente da República ao Supremo Tribunal Federal. 

A definição desse calendário segue o padrão adotado em indicações anteriores e tinha como objetivo assegurar o cumprimento dessa atribuição constitucional do Senado ainda no exercício de 2025, evitando sua postergação para o próximo ano. 

No entanto, após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada. 

Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo. 

Publicidade

Para evitar a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação - diante da possibilidade de se realizar a sabatina sem o recebimento formal da mensagem -, esta Presidência e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) determinam o cancelamento do calendário apresentado. 

Davi Alcolumbre, Presidente do Senado e do Congresso Nacional

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações