Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Messias busca votos no Senado para vaga no STF e espera ser atendido por Alcolumbre; veja vídeo

Advogado-geral da União diz que em 'algum momento' o presidente do Senado vai recebê-lo

26 nov 2025 - 18h34
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA — O advogado-geral da União e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira, 26, que está trabalhando para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) o receba.

Como mostrou o Estadão, Messias ligou para Alcolumbre assim que foi escolhido por Lula, mas o senador não atendeu nem retornou — num gesto que foi tratado como indelicadeza e prova de que Alcolumbre vai trabalhar contra sua indicação.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, busca votos no Senado para vaga no STF
O advogado-geral da União, Jorge Messias, busca votos no Senado para vaga no STF
Foto: Carlos Moura/Agência Senado / Estadão

Alcolumbre está insatisfeito pelo fato de Lula ter rejeitado sua indicação ao cargo aberto pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso na Corte. O senador queria emplacar o colega Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no cargo.

"Em algum momento ele (Alcolumbre) vai me atender, estou trabalhando (para isso)", afirmou Messias à imprensa nos corredores do Senado.

Messias está fazendo uma peregrinação de gabinete em gabinete para conversar com senadores e pavimentar o caminho para sua aprovação. O Senado precisa dar aval a toda indicação do presidente da República ao STF.

A sabatina foi marcada para 10 de dezembro por Alcolumbre. O prazo é considerado curto, uma vez que Messias precisa reunir 41 votos favoráveis entre os 81 senadores para ser aprovado em plenário.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade