Donos da Camisaria Colombo são investigados na Operação Fractal por fraude bancária milionária, ocultação de patrimônio e prejuízo a credores, com mandados de prisão e busca em diversas cidades.
A Polícia Civil de São Paulo realiza, nesta quinta-feira, 21, a Operação Fractal, que investiga um esquema de fraude bancária milionária e ocultação de patrimônio. Entre os alvos estão os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf, donos da rede de moda masculina Camisaria Colombo. Investigadores estimam que a trama teria rendido aos empresários R$ 21 milhões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Polícia Civil, mais de 20 agentes da Delegacia de Crimes Cibernéticos cumprem 12 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Birigui, Avaré e Brasília. Quatro mandados de prisão devem ser cumpridos.
Segundo a investigação, o grupo explorava uma vulnerabilidade no sistema da PagSeguro para criar créditos inexistentes e movimentar os valores de forma pulverizada em diversas contas. Parte expressiva dos recursos teria sido centralizada em uma única empresa.
A investigação começou em dezembro, após denúncia de uma instituição financeira, e apontou que o esquema também tinha como objetivo ocultar patrimônio em meio a um processo de recuperação judicial, causando prejuízo a credores e ao sistema financeiro nacional. Além dos principais alvos, também são investigadas outras pessoas que teriam sido beneficiadas pelas transferências.
O Terra tenta localizar as defesas de Álvaro e Paulo Jabur Maluf. A Camisaria Colombo e a PagSeguro também foram procuradas, mas não responderam até o momento.
O PagBank, responsável pelo PagSeguro, informou que não comenta sobre processos judiciais.