Prefeito de São Bernardo é afastado do cargo; operação da PF investiga corrupção

Marcelo Lima (Podemos) terá que usar tornozeleira eletrônica; policiais cumprem 20 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva

14 ago 2025 - 07h26
(atualizado às 14h06)
Resumo
Prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, é afastado do cargo em operação da PF que investiga corrupção, com 20 mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas ligadas a suposta organização criminosa.
Prefeito de São Bernardo é afastado do cargo; operação da PF investiga corrupção
Video Player

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira, 14, operação contra suposta organização criminosa com indícios de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na administração pública de São Bernardo do Campo, cidade no ABC paulista. Marcelo Lima (Podemos), prefeito da cidade, foi afastado do cargo por um ano por ordem judicial, terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de frequentar a prefeitura.

Os policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.

Publicidade

Também foram determinadas medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal e afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico. As ordens judiciais foram autorizadas pelo desembargador Roberto Porto, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Marcelo Lima (Podemos) é afastado do cargo em operação da PF que investiga corrupção
Marcelo Lima (Podemos) é afastado do cargo em operação da PF que investiga corrupção
Foto: Reprodução/Facebook/Marcelo Lima

Dois vereadores também são investigados no caso. Uma das ordens de prisão é para Paulo Iran Paulino Costa, apontado como operador financeiro de propinas. Ele está foragido. Costa é assessor parlamentar no gabinete do deputado estadual Rodrigo Moraes (PL) desde 2022.

Além do afastamento do prefeito, de dois vereadores e servidores de São Bernardo, a operação resultou na prisão preventiva de duas pessoas e na prisão em flagrante de outras duas, que não tiveram os nomes divulgados, além da apreensão de bens e dinheiro em espécie.

O que diz a investigação?

Segundo a PF, as investigações da Operação Estafeta começaram em julho deste ano após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie (entre reais e dólares norte-americanos) que estavam com um servidor público suspeito de integrar o grupo criminoso. A PF classificou o imóvel como um "verdadeiro bunker" de dinheiro.

Publicidade

Os policiais federais também encontraram no endereço comprovantes de pagamento de uma fatura do cartão de crédito do prefeito e de uma conta telefônica em nome da primeira-dama. Havia ainda crachás de veículos para acesso à sede da prefeitura.

Paulo Iran Paulino Costa é descrito como "um agente central na arrecadação e distribuição de valores provenientes de diversas empresas que possuem contratos com a prefeitura de São Bernardo do Campo".

No pedido formulado ao Judiciário, o Ministério Público de São Paulo (MP SP) demonstra a existência de "uma complexa rede criminosa, com uma estrutura definida e um 'modus operandi' peculiar, voltada para a captação e movimentação de valores ilícitos no âmbito da Prefeitura de São Bernardo do Campo".

Esquema em São Bernardo descoberto após apreensão de R$ 14 milhões em dinheiro vivo é alvo da PF
Foto: Divulgação/PF

Os investigados podem responder, na medida de suas condutas, pelos seguintes crimes:

  • organização criminosa;
  • lavagem de dinheiro;
  • corrupção passiva; e
  • corrupção ativa.

Em nota ao Terra, a Prefeitura de São Bernardo informou que irá colaborar com todas as informações necessárias em relação ao caso. "A gestão municipal é a principal interessada para que tudo seja devidamente apurado. Reforçamos que o episódio não afeta os serviços na cidade", afirmou.

Publicidade

A reportagem também busca contato com a defesa de Paulo Iran Paulino Costa. O espaço segue aberto para manifestações.

*(Com informações do Estadão Conteúdo)

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se