Dois idosos morreram durante a chuva que atingiu Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, nesta terça-feira, 16. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, foram registradas sete mortes desde o início de dezembro, em razão das fortes precipitações, quando teve início a Operação Chuvas -- que se encerra em 31 de março.
- Campos do Jordão (10/12/25) - deslizamento provocou a morte de um homem;
- Jardim Sapopemba, zona leste de SP (10/12/25) - queda de muro deixou uma mulher morta;
- Guarulhos (12/12/25) - queda de árvore provocou o óbito de uma mulher;
- Juquitiba (13/12/25)- descarga elétrica causou a morte de um homem;
- Bauru (14/12/25) - um homemm escorregou e caiu em um rio;
- Ilhabela (16/12/25) - queda de muro provocou a morte de um homem;
- Ilhabela (16/12/25) - um homem foi arrastado por correnteza.
As mortes em Ilhabela
Um idoso de 78 anos, morreu soterrado após ser atingido por um deslizamento de terra. Ele estava fechando o portão da casa quando foi atingido por um muro que dividia dois terrenos, não suportou o grande volume de água e cedeu. Os bombeiros foram até a Rua Deolino Mariano Leite, no bairro Barra Velha e encontraram o idoso sem vida no local.
A outra vítima, um idoso de 84 anos, foi arrastada pela enxurrada, gerada por uma cachoeira da cidade na Avenida Coronel José Faria Lima. Uma forte correnteza veio a desprender um deck nos fundos da residência, onde se encontrava o morador. Devido à subida rápida no nível da cachoeira, a vítima foi carregada pela enxurrada e localizada pelos Bombeiros em óbito. A identidade das duas vítimas não foi divulgada até o momento.
A Prefeitura de Ilhabela lamentou profundamente as perdas e se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas neste momento de dor, em nota ao Terra. Segundo o município, em diversos pontos da cidade, especialmente nos bairros Perequê e Barra Velha, carros foram arrastados pela enxurrada. Duas pessoas estão abrigadas na Casa do Caiçara. As demais famílias atingidas se refugiaram em residências de parentes.
Prefeitura orienta moradores e oferece ajuda
A prefeitura de Ilhabela orienta que a população evite deslocamentos desnecessários durante períodos de chuva intensa. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (12) 3896-2802.
O Auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela está recebendo doações para as famílias atingidas. O ponto de arrecadação fica na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 - Perequê. no bairro Perequê, região central.
As atividades foram suspensas na UBS Barra Baixa e na Academia da Saúde do Perequê, Alto da Barra, Água Branca e Barra Baixa. O Centro de Referência Animal e a Nossa Farmácia no Perequê também estão fechados para atendimento ao público.
As escolas municipais da cidade estão abertas para acolher desabrigados e desalojados, e oferecem café da manhã. A orientação é que a população economize água neste período e adie atividades que demandem grande consumo, priorizando o uso da água apenas para necessidades básicas.
Previsão do tempo
Nesta quarta-feira, 17, a previsão é de mais chuva na cidade. A Defesa Civil também atua no local. O município registrou 113 milímetros de chuva nas últimas 12 horas e 154 milímetros nas últimas 24h. Na manhã desta quarta-feira, ainda chovia em Ilhabela.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém até esta manhã o alerta de grande perigo para tempestades no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. De acordo com o Inmet, há alto risco de alagamentos e transbordamento de rios, além da possibilidade de deslizamentos de encostas em áreas de risco.
Tempo em São Paulo
São Paulo amanheceu com céu encoberto, chuva e temperaturas amenas nesta quarta-feira, 17, com a chegada de uma frente fria vinda do Sul. A capital está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. O órgão também emitiu alerta para vendaval, com previsão de rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
Na terça-feira, 16, a Defesa Civil emitiu alerta severo para tempestades, com previsão de chuva forte nas regiões oeste, leste, central e em parte da zona sul da capital. Os temporais provocaram alagamentos intransitáveis no Túnel João Paulo II e na Avenida Santo Amaro. Também houve transbordamento de córregos na zona leste e interrupções na circulação da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
(*Com informações do Estadão Conteúdo)