Chuva mata sete pessoas no Estado de São Paulo somente em dezembro

Duas pessoas estão desaparecidas em Guarulhos, após fortes precipitações que atingiram o município da Grande São Paulo na terça-feira, 16

17 dez 2025 - 10h06

O Estado de São Paulo já registra sete mortes somente neste mês, por causa das fortes precipitações que atingem municípios paulistas. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil do Estado.

Publicidade

Chuva na capital paulista

Na terça-feira, 16, a Defesa Civil emitiu alerta severo para tempestades, com previsão de chuva forte nas regiões oeste, leste, central e em parte da zona sul da capital paulista.

Em razão do risco, toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme aviso doCentro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Duas mortes em Ilhabela

Duas pessoas morreram em Ilhabela, litoral paulista, em razão de temporal que atigiu o município na terça-feira, 16, e provocou alagamentos e desabamentos.

Uma das vítimas foi soterrada ao sair para fechar o portão da casa. "Pela Rua Deolino Mariano Leite, 289, em Barra Velha, foi registrado um colapso do muro de divisa sobre a vítima, onde infelizmente a vítima foi encontrada sem vida", disse a Defesa Civil do Estado.

Publicidade

A outra ocorrência foi registrada na Avenida Faria Lima, bairro Água Branca, onde uma pessoa estava no deck nos fundos da residência, quando a água subiu e a arrastou junto com a estrutura.

As equipes continuam auxiliando os munícipes e avaliando os danos provocados em Ilhabela.

Registro de chuva na cidade de São Paulo.
Registro de chuva na cidade de São Paulo.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 16/12/2025 / Estadão

Desaparecidos em Guarulhos

O Corpo de Bombeiros de São Paulo retomou, na manhã desta quarta-feira, 17, as buscas por duas pessoas desaparecidas durante uma enchente em Guarulhos, na Grande São Paulo, na última terça-feira. Três equipes atuam nos trabalhos que estão concentrados nas proximidades de um córrego localizado na Rua Armazém.

De acordo com a corporação, populares relataram que duas pessoas foram arrastadas pela correnteza ao tentarem sair de um carro que tentava passar por uma área alagada durante a chuva. O veículo foi localizado dentro do córrego, sem ocupantes, e removido do local.

Transtornos em outras cidades de SP, após as chuvas na terça:

Em Américo de Campo, a chuva de forte intensidade atingiu a região, ocasionando erosão na via, pontos de alagamento. Não houve registro de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas.

Publicidade

Em Valparaíso, foi constatado danos nas cabeceiras de duas pontes de madeira em estradas vicinais, que precisaram ser interditadas para manutenção.

Em Suzano, houve transbordamento do Rio Jaguari, causando inundação nas vias adjacentes do bairro Miguel Badra Baixo. Os imóveis ficaram temporariamente alagados, até o escoamento das águas.

Votuporanga, Cubatão, São Sebastião, Presidente Venceslau, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Rio Grande da Serra também tiveram transtornos com alagamentos e desabamentos.

Mortes registradas no Estado de SP:

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, foram registradas sete mortes desde o início de dezembro, em razão das fortes precipitações, quando teve início a Operação Chuvas.

  • Campos do Jordão (10/12/25) - deslizamento provocou a morte de um homem;
  • Jardim Sapopemba, zona leste de SP (10/12/25) - queda de muro deixou uma mulher morta;
  • Guarulhos (12/12/25) - queda de árvore provocou o óbito de uma mulher;
  • Juquitiba (13/12/25)- descarga elétrica causou a morte de um homem;
  • Bauru (14/12/25) - um homemm escorregou e caiu em um rio;
  • Ilhabela (16/12/25) - queda de muro provocou a morte de um homem;
  • Ilhabela (16/12/25) - um homem foi arrastado por correnteza.

A Operação Chuvas começou no dia 1º e vai até 31 de março no Estado paulista.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se