O Litoral Norte de São Paulo recebeu em três horas a quantia de chuva prevista para três semanas, de acordo com divulgação feita nesta quarta-feira, 17, pela Defesa Civil do Estado.
Diversos municípios paulistas, incluindo a capital, foram atingidos nos últimos dias por fortes precipitações. No mês, já são dez mortes em razão das chuvas.
"A Defesa Civil do Estado monitora e atua de forma intensificada diante do episódio de chuvas extremas que atingiu o Litoral Norte nas últimas horas, com volumes concentrados em curto intervalo de tempo que se comparam ao acumulado esperado para semanas inteiras", disse o órgão estadual.
O cenário elevou o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, exigindo resposta rápida dos órgãos de proteção e defesa civil, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Em São Sebastião, o volume de chuva chegou a 145 mm em apenas três horas, índice considerado extremamente elevado. "O total registrado nesse curto período equivale a aproximadamente 20 dias de chuva, considerando que o acumulado médio previsto para o mês é de 215 mm", afirmou a defesa civil.
Já em Ilhabela, onde duas mortes foram confirmadas na terça-feira, foram registrados 69 mm no mesmo intervalo, volume correspondente a cerca de 10 dias de precipitação, tendo como referência a média histórica mensal de 209 mm.
Os acumulados em 24 horas também chamam a atenção:
- Ubatuba: 182 mm;
- São Sebastião: 163 mm;
- Ilhabela: 156 mm.
"Os volumes que intensificam a saturação do solo e ampliam o potencial para ocorrências de deslizamentos", alerta a Defesa Civil do Estado.
Diante do cenário de risco, as defesas civis municipais, com apoio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, mantêm atuação reforçada, com equipes em campo e monitoramento contínuo das condições meteorológicas.
"A Defesa Civil do Estado orienta que a população evite áreas alagadas, não atravesse trechos inundados a pé ou de carro e siga as recomendações e orientações por meio dos canais oficiais", alerta.
Mortes registradas no Estado de SP:
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, foram registradas sete mortes desde o início de dezembro, em razão das fortes precipitações, quando teve início a Operação Chuvas.
- Campos do Jordão (10/12/25) - deslizamento provocou a morte de um homem;
- Jardim Sapopemba, zona leste de SP (10/12/25) - queda de muro deixou uma mulher morta;
- Guarulhos (12/12/25) - queda de árvore provocou o óbito de uma mulher;
- Juquitiba (13/12/25)- descarga elétrica causou a morte de um homem;
- Bauru (14/12/25) - um homemm escorregou e caiu em um rio;
- Ilhabela (16/12/25) - queda de muro provocou a morte de um homem;
- Ilhabela (16/12/25) - um homem foi arrastado por correnteza.
A Operação Chuvas começou no dia 1º e vai até 31 de março no Estado paulista.