São Paulo amanhece com alerta para chuvas intensas e vendaval; temperaturas ficam mais amenas
Na terça-feira, 16, temporais causaram alagamentos intransitáveis e interrupções na Linha 12-Safira da CPTM
São Paulo amanheceu com céu encoberto, chuva e temperaturas amenas nesta quarta-feira, 17, com a chegada de uma frente fria vinda do Sul. A capital está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. O órgão também emitiu alerta para vendaval, com previsão de rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
No início do dia, os termômetros marcavam 16°C, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 21°C. Embora a frente fria comece a se afastar, a circulação de ventos úmidos do oceano mantém o tempo instável, com céu encoberto, além de garoa e chuviscos ao longo do dia.
Segundo a Climatempo, esse cenário marca o início de um período mais fresco na capital. A previsão indica que a sensação de frio deve persistir até o fim da semana, com temperaturas máximas entre 24°C e 25°C. Ainda há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, de forma irregular e com menor intensidade.
A elevação mais significativa das temperaturas está prevista apenas para o fim de semana, com o avanço do ar mais quente sobre o Estado.
Chuva causou transtornos na terça-feira
Na terça-feira, 16, a Defesa Civil emitiu alerta severo para tempestades, com previsão de chuva forte nas regiões oeste, leste, central e em parte da zona sul da capital. Em razão do risco, toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme aviso do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Os temporais provocaram alagamentos intransitáveis no Túnel João Paulo II e na Avenida Santo Amaro. Também houve transbordamento de córregos na zona leste e interrupções na circulação da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em comunicado divulgado em seu site, a Enel informou que o plano de contingência, determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi acionado.
"Hoje e nos próximos dias, em função de uma frente fria, nossa área de concessão terá chuvas generalizadas, associadas a rajadas de vento e descargas atmosféricas. Ativamos nosso plano de contingência, com reforço das equipes em campo e dos canais de atendimento, para garantir o suporte necessário em caso de ocorrências", afirmou a concessionária.