Volkswagen Tukan: a nova picape da VW tem plataforma MQB, é eletrificada e já nasce com 76% de peças nacionais

Modelo estreia em segmento inédito para a marca no Brasil e será produzido em São José dos Pinhais (PR)

21 mai 2026 - 10h21
Tukan
Tukan
Foto: Volkswagen / Xataka

A Volkswagen revelou mais detalhes sobre a Tukan, sua primeira picape média, e o pacote técnico impressiona: plataforma MQB exclusiva, suspensão traseira com feixe de molas desenvolvida especificamente para o modelo e motorização eletrificada, sendo o primeiro carro eletrificado produzido pela VW no Brasil.

A picape apareceu ao público pela primeira vez no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, acompanhando a chegada de Carlo Ancelotti e do mascote Canarinho para a convocação da Seleção Brasileira. O protótipo exibido usava uma camuflagem artística exclusiva criada pela equipe de Design da própria Volkswagen do Brasil.

Publicidade

A plataforma MQB que equipa a Tukan é única no mundo: foi projetada, desenvolvida e validada inteiramente na América do Sul, adaptando a arquitetura modular da VW para as exigências do mercado regional. Entre os benefícios estão redução de peso, maior estabilidade e compatibilidade com diferentes tecnologias de eletrificação.

Um detalhe técnico que chama atenção é a tampa traseira estampada com o nome "Tukan" em relevo, uma novidade absoluta para a Volkswagen do Brasil. Para viabilizar a peça, a engenharia usou simulações em software avançado e realidade virtual, além de solda a laser para unir as duas partes da tampa.

Na fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde a Tukan será produzida, um sistema de inteligência artificial chamado Smart Inspection monitora 100% das peças estampadas em tempo real, avaliando cerca de 1,7 milhão de peças por ano na unidade.

O índice ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Confirmado; Fernando Alonso e Sergio Pérez combinaram de pilotar mais devagar do que o normal; o objetivo é tornar as corridas de F1 menos entediantes

A secretária de Steve Jobs chegou atrasada ao trabalho porque o carro dela não pegava; ele lhe deu as chaves de um Jaguar novo e disse: "aqui, nunca mais se atrase"

Da São Paulo a Londrina com menos de um litro de combustível: estudantes dos EUA criam carro compacto supereficiente

Artesanato japonês em formato ASMR: assim nasce, feita à mão, a Kawasaki Ninja H2, uma das motocicletas mais poderosas do planeta

Publicidade

Maior que um Jetta e com 160 km de autonomia elétrica: este é o novo sedã híbrido plug-in da Volkswagen

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações