A Stellantis pode estar preparando uma das mudanças mais radicais na forma como a indústria automotiva lida com incêndios em baterias de carros elétricos. Documentos de patente recém-publicados revelam que o grupo — dono de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Ram — desenvolveu um sistema capaz de liberar espuma ignífuga dentro do pacote de baterias assim que uma falha grave é detectada. A proposta não é apenas conter o fogo, mas impedir que ele sequer se espalhe.
A ideia parte de um diagnóstico incômodo para o setor: soluções passivas, como reforços estruturais e divisórias internas entre células, ajudam, mas não são suficientes diante de eventos extremos de fuga térmica. Em vez de apenas resistir ao incêndio, a Stellantis quer combatê-lo ativamente — e de dentro para fora.
Segundo a patente, o sistema utiliza um reservatório flexível de material polimérico, instalado no interior do pacote de baterias. Esse compartimento armazena uma substância química com propriedades ignífugas, capaz de se transformar rapidamente em espuma quando liberada. O reservatório permanece intacto durante o funcionamento normal do veículo, mas foi projetado para ser perfurado de forma controlada em uma situação de emergência.
O acionamento acontece por meio de um conjunto engenhoso de lâminas móveis controladas eletronicamente. A primeira lâmina perfura diretamente o reservatório da espuma assim que sensores detectam sinais de curto-circuito, aumento anormal de temperatura ou outras anomalias ...
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