Com recordes sucessivos de vendas, expansão da infraestrutura e o início da produção nacional, o Brasil chega ao fim de 2025 com o maior salto de sua história no segmento de eletrificados. Não à toa, mais de 40 veículos do tipo foram lançados no ano.
Quando olharmos para trás no futuro a fim de identificar quando o carro eletrificado deixou de ser "nicho" para se tornar uma realidade nas ruas brasileiras, a resposta será praticamente unânime: 2025. O ano não foi apenas de crescimento, mas de transformação estrutural que uniu política industrial, competitividade agressiva e uma mudança de mentalidade do consumidor.
Não à toa, as vendas foram expressivas. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 245.509 veículos eletrificados foram comercializados de janeiro a novembro de 2025. No total, tivemos 2.282.399 licenciamentos de automóveis e comerciais leves no acumulado.
Desse modo, os veículos eletrificados representam 10,7% do mercado no janeiro-novembro. Além disso, os licenciamentos vêm numa crescente. Tanto é que os emplacamentos superaram o número histórico de 200 mil.
O grande motor desse crescimento foi a diversificação da oferta. 2025 viu a consolidação de modelos de entrada e compactos, como o BYD Dolphin Mini e o GWM Ora 03, que forçaram montadoras tradicionais a revisarem suas tabelas de preços.
A BYD, inclusive, tornou-se um fenômeno à parte. Em dezembro, a montadora de origem chinesa celebrou a marca de 100 mil veículos comercializados no Brasil em um ano, e superou fabricantes históricas como Renault e Nissan no ranking geral de vendas de carros de passeio.
Neoindustrialização Made in Brazil
O ano de 2025 foi marcado pelo fim da dependência total das importações. O cronograma de aumento do Imposto de Importação (que chegou a 25% para elétricos e 30% para híbridos em julho) serviu como o empurrão que faltava para as fábricas nacionais saírem do papel.
Após muitas polêmicas e atrasos, a BYD enfim encetou a operação de sua planta de veículos em Camaçari (BA). A GWM também deu largada na produção de seus veículos em Iracemápolis (SP).
A Stellantis expandiu sua tecnologia MHEV, que já equipava os Fiat Pulse e Fastback, para modelos da Peugeot. 208 e 2008 foram agraciados com o sistema híbrido leve BSG de 12 Volts.
A tecnologia desenvolvida pela Stellantis em Betim (MG) substitui o alternador usual por motor elétrico ligado ao virabrequim por meio de correia.
Mas não parou por aí. A Volkswagen anunciou a integração de sistemas híbridos em pelo menos uma versão de todos os modelos de seu portfólio já a partir de 2026.
A infraestrutura, antes o principal gargalo, deu passos largos. O Brasil passou de 16.800 pontos de recarga públicos e semipúblicos ainda em agosto. Destaque para a expansão dos carregadores rápidos (DC) em rodovias, permitindo viagens intermunicipais com um pouco mais de tranquilidade.
O que esperar de 2026?
O mercado agora se prepara para uma nova fase. Com a produção local, o fortalecimento dos híbridos flex e infraestrutura mais capilarizada, o desafio deixa de ser a aceitação tecnológica e passa a ser a gestão da rede elétrica urbana e o descarte sustentável de baterias.
"Vamos aguardar. Devemos ter a solução de algumas questões, como a instalação de carregadores, a questão dos bombeiros, que está sendo equacionada. Acreditamos que isso irá estimular ainda mais as vendas dos PHEVs, mas também esperamos um aumento nas vendas de outras tecnologias", comentou Ricardo Bastos.
"Em 2026 ultrapassaremos o volume de 400 mil eletrificados no ano e teremos um grande crescimento entre os MHEV, híbridos leves, com mais marcas oferecendo a tecnologia, que é barata de se investir, custa menos que as outras e oferece vantagens que permitirão às montadoras alcançar com grande volume as metas do programa Mover em 2027?, concluiu Cassio Pagliarini.
Veja os carros eletrificados lançados em 2025 no Brasil
Audi Q6 e-tron
Audi SQ6 e-tron
BMW X3 PHEV
Leapmotor C10
Denza B5
GWM Tank 300
GWM Haval H6 PHEV19
GWM Wey 07
GWM Ora 03 BEV58
Caoa Chery Tiggo 7 PHEV
Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Captiva EV
Peugeot 208 GT T200 Hybrid
Peugeot 2008 GT T200 Hybrid
Ford Maverick Hybrid
GAC Aion ES
GAC Aion V
GAC Aion Y
GAC GS4
GAC Hyptec HT
Geely EX5
Geely EX2
Honda Civic
Hyundai Kona
Kia EV9
Lexus RZ 500e
Mercedes-Benz AMG GT 63 S E Performance
MG 4
MG Cyberster
MG S5
Mini Aceman
Mitsubishi Outlander PHEV
Omoda 5 HEV
Omoda 7 PHEV
Jaecoo 7
Porsche Taycan Turbo GT
Porsche 911 GTS
Renault Kwid e-tech
Toyota Yaris Cross
Volvo XC90
Volvo EX90
Zeekr 7X