A Tesla não está indo bem na Europa. Na França, o terceiro maior mercado europeu, a marca de carros elétricos caiu 27%; na Alemanha, 55%; e no Reino Unido, 60%, segundo dados coletados pela Bloomberg.
Nesse cenário nada favorável, a empresa aprovou uma alocação provisória de ações no valor de 30 bilhões de dólares para que Elon Musk mantenha o foco nos carros elétricos.
Tesla perde terreno para BYD e Volkswagen
A Tesla continua perdendo espaço para a BYD. Tanto na Alemanha quanto no Reino Unido — os dois países líderes em registro de veículos elétricos na Europa —, as vendas da Tesla em julho caíram mais da metade em comparação com o ano anterior, enquanto a BYD quadruplicou suas vendas em ambos os países. Na França, as vendas do fabricante norte-americano também caíram 40% no ano até agora.
A Tesla afirma que isso se deve a interrupções na fabricação relacionadas à mudança das linhas de produção para seu veículo mais importante, o Model Y. Mas a situação não melhorou mesmo com o aumento da produção. É verdade que o SUV elétrico foi o mais vendido na Europa em junho e no acumulado do ano: quase 70.000 unidades foram comercializadas.
Não é só a BYD que ameaça a marca. Enquanto a Tesla vendeu 109.000 carros elétricos na primeira metade do ano, a Volkswagen vendeu 116.000 graças a três modelos, já detendo 11,2% da participação de mercado. A Tesla tem 6%.
Os acionistas decidiram conceder a Elon Musk uma alocação provisória de ações no valor de aproximadamente 30 bilhões de ...
Matérias relacionadas
Vendas de carros novos recuam na Europa, atrapalhando mercado de usados
4 contra um: BYD briga com montadoras no Brasil e quem pode se dar mal é você