De sonho à realidade: as baterias de estado sólido estão prestes a se tornar o Santo Graal dos veículos elétricos, e a China acaba de dar um passo significativo para tornar essa tecnologia uma realidade em carros com emissão zero.
A República Popular da China publicou as primeiras regulamentações dedicadas a baterias de estado sólido, definindo e padronizando a terminologia e sua classificação. Isso abrirá caminho para que empresas chinesas como CATL, BYD e Chery lancem esses tipos de dispositivos em carros elétricos antes do final da década.
As primeiras regulamentações do mundo definindo baterias de estado sólido
O que foi aprovado esta semana é a primeira versão das regulamentações que abrangem as baterias de estado sólido. O documento, "Bateria de Estado Sólido para Veículos Elétricos - Parte 1: Termos e Classificação", foi validado em 30 de dezembro pelo Comitê Nacional Chinês de Padronização Técnica Automotiva.
Isso abre a fase de consulta pública, levando-a à etapa final de sua aprovação definitiva. Esta versão preliminar é a primeira de quatro partes planejadas para esta regulamentação, que estabelecerá requisitos adicionais para esses dispositivos, como autonomia, desempenho, segurança e durabilidade.
Definição e padronização de baterias de estado sólido
Esta primeira parte da regulamentação categoriza e define baterias de estado sólido. Em relação à sua definição, a proposta estabelece três distinções com base no tipo de eletrólito: baterias líquidas tradicionais, ...
Matérias relacionadas
Ojai: o novo robotáxi da Waymo quer conquistar os EUA e destronar Tesla e Uber
Não tente isso em casa: brasileiros convertem Fiat Siena para hidrogênio sem trocar o motor original
O carro mais vendido na França em 2025 superou todos os seus concorrentes