O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo passou por mudanças importantes a partir desta segunda-feira, 26. O Detran-SP deixou de exigir a tradicional e temida manobra de baliza, etapa que concentrava grande parte das reprovações. A mesma medida também foi adotada por outros estados, como Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o Detran, a retirada da baliza muda o foco da avaliação prática, que passa a priorizar a condução do veículo em situações reais de trânsito. Em comunicado oficial, o órgão detalhou como ficará o novo formato da prova.
"A principal alteração no percurso é a retirada definitiva da etapa de baliza. Com isso, o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação. O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de 'parada' em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito."
O que muda no exame prático
O estacionamento segue fazendo parte do exame para a obtenção da CNH, mas, de outra forma.
- Fim da baliza: Motoristas não precisarão se guiar pelos balizadores. Agora, o exame exigirá estacionamento lateral simples, sem a simulação dos dois carros. A distância do meio-fio continua como foco.
- Margem de erro: O exame, que tinha limite de três pontos, agora aumentou para 10.
- Reprovação automática: Motoristas não serão desclassificados ao deixar o carro "morrer" ou exceder o número de tentativas de estacionamento. Tais práticas irão, agora, descontar pontos.
- Carros automáticos: Detrans agora podem realizar provas em veículos automáticos.