Nova regra da CNH acaba com obrigação de autoescola; entenda próximos passos

Resolução do Contran entra em vigor após publicação no Diário Oficial e prevê curso teórico grátis on-line

1 dez 2025 - 16h07
(atualizado às 16h30)
Veja o que muda após Contran aprovar fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para obter a CNH
Video Player

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução que põe fim à obrigatoriedade de aulas de autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entenda o que muda daqui para frente.

A partir da entrada em vigor, com a publicação no Diário Oficial da União, a abertura do processo para a primeira habilitação poderá ser feita diretamente pelo site do Ministério dos Transportes; ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Publicidade

Mesmo com a digitalização da entrada, algumas etapas seguirão presenciais, como: coleta biométrica; exame médico; e demais procedimentos exigidos pelos Detrans. 

Com autorização do presidente Lula, Ministério dos Transportes avança com projeto da CNH sem autoescola
Com autorização do presidente Lula, Ministério dos Transportes avança com projeto da CNH sem autoescola
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Estadão

Apesar da flexibilização, os exames teórico e prático permanecem como filtro obrigatório. Com isso, o Ministério dos Transportes se comprometeu a disponibilizar, sem custos, um curso teórico digital. Além disso, a exigência de 20 horas-aula práticas deixa de existir. O novo mínimo passa a ser de duas horas.

Fica a critério do candiato escolher como irá se preparar, seja por meio da contração de um centro tradicional de formação de condutores ou por um instrutor autônomo. No entanto, a mudança não abre espaço para informalidade: será necessário se credenciar e passar por fiscalização dos órgãos estaduais.

As mudanças também alcançam as categorias C, D e E, voltadas a motoristas profissionais de caminhões, ônibus, carretas e veículos articulados. Na prática, a redução anunciada é de até 80% nos custos, que hoje podem chegar a R$ 5 mil em alguns estados.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações