Governo brasileiro propõe dispensar autoescolas para obter CNH, seguindo exemplo de países que não exigem aulas obrigatórias, visando redução de custos e maior acesso ao documento.
A obrigatoriedade de frequentar as autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está com os dias contados. O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que o governo federal prepara uma medida para tornar facultativas as aulas em centros de formação de condutores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A proposta, que visa facilitar o acesso ao documento e reduzir os custos do processo de habilitação, porém, não é inédita. Diversos países ao redor do mundo já flexibilizaram as exigências para se adquirir uma carteira de habilitação, permitindo que motoristas aprendam com amigos ou familiares e façam os exames diretamente.
Nos Estados Unidos, o processo de habilitação varia conforme a legislação de cada estado, mas para candidatos com 18 anos ou mais, frequentar uma autoescola não é obrigatório na maioria dos estados.
Na Argentina, também não há obrigatoriedade de aulas em autoescolas. No México, alguns estados não exigem aulas práticas ou teóricas, apenas o pagamento de uma taxa e a aprovação em exames.
É possível também fazer a prova prática sem ter tido instrução formal em autoescola no Reino Unido, Japão, Suécia, Estônia, Finlândia e Austrália.