Chery anuncia primeiro carro elétrico com bateria de estado sólido, com autonomia de 1.500 km — mas há uma pegadinha

Essa autonomia é no muito permissivo ciclo chinês CLTC

23 jan 2026 - 09h16
(atualizado às 12h16)
Foto: Xataka

Por anos, a bateria de estado sólido foi apresentada como o objetivo dos sonhos da indústria automobilística. Maior autonomia com menor peso, recarga ultrarrápida e mais segurança: as promessas nunca faltaram, embora sempre parecessem relegadas a um futuro distante.

No entanto, agora, uma montadora chinesa afirma estar pronta para dar esse passo decisivo. Com o modelo Exeed Liefeng, a marca Chery apresenta o primeiro carro de produção em série equipado com uma bateria de estado sólido, que promete uma autonomia de 1.500 quilômetros em condições de temperaturas extremas, a -30 °C.

Publicidade

O anúncio tem grande impacto, mas, até o momento, não está claro se estamos falando de um verdadeiro avanço tecnológico ou de uma estratégia de marketing.

Fundada em 1997, a Chery figura entre os gigantes chineses do setor. Possui, por exemplo, as marcas Omoda e Jaecoo, que fazem sucesso na Europa. Também tem uma marca de luxo na China, a Exeed, que agora pretende se posicionar como pioneira em uma tecnologia que todos os grandes fabricantes almejam.

O Exeed Liefeng deverá vir equipado de série com uma bateria de eletrólito sólido, com comercialização prevista em breve no mercado chinês. Uma novidade pioneira em um cenário onde a maioria dos concorrentes (europeus, norte-americanos e japoneses) permanece em fases de testes — ninguém terá seu modelo com bateria de estado sólido pronto antes de 2030.

Diferentemente das atuais baterias de íons de lítio, que utilizam um eletrólito líquido, a bateria de ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Ele participou da montagem dos primeiros Fuscas no Brasil e acabou demitido após denunciar corrupção na Volkswagen

US$ 7.500 por mês e jornadas de trabalho intermináveis: as condições de trabalho nos iates de luxo de milionários

Há mais de 100 anos, foi criado um capacete de motocicleta tão perfeito que ninguém conseguiu aprimorá-lo; esta nova invenção finalmente conseguiu

Após passar 10 anos com seu Tesla, este homem elabora uma análise comparativa de custos entre motores elétricos e de combustão interna

A China está se enchendo de "quadriciclos" que não exigem carteira de habilitação; e eles representam um problema para a segurança viária

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações