Por anos, a bateria de estado sólido foi apresentada como o objetivo dos sonhos da indústria automobilística. Maior autonomia com menor peso, recarga ultrarrápida e mais segurança: as promessas nunca faltaram, embora sempre parecessem relegadas a um futuro distante.
No entanto, agora, uma montadora chinesa afirma estar pronta para dar esse passo decisivo. Com o modelo Exeed Liefeng, a marca Chery apresenta o primeiro carro de produção em série equipado com uma bateria de estado sólido, que promete uma autonomia de 1.500 quilômetros em condições de temperaturas extremas, a -30 °C.
O anúncio tem grande impacto, mas, até o momento, não está claro se estamos falando de um verdadeiro avanço tecnológico ou de uma estratégia de marketing.
Fundada em 1997, a Chery figura entre os gigantes chineses do setor. Possui, por exemplo, as marcas Omoda e Jaecoo, que fazem sucesso na Europa. Também tem uma marca de luxo na China, a Exeed, que agora pretende se posicionar como pioneira em uma tecnologia que todos os grandes fabricantes almejam.
O Exeed Liefeng deverá vir equipado de série com uma bateria de eletrólito sólido, com comercialização prevista em breve no mercado chinês. Uma novidade pioneira em um cenário onde a maioria dos concorrentes (europeus, norte-americanos e japoneses) permanece em fases de testes — ninguém terá seu modelo com bateria de estado sólido pronto antes de 2030.
Diferentemente das atuais baterias de íons de lítio, que utilizam um eletrólito líquido, a bateria de ...
Matérias relacionadas