Com lançamento previsto para esta semana na Europa, a segunda geração do Volkswagen T-Roc pode ser ainda mais importante para o mercado brasileiro do que o imaginado. Embora distante do Brasil, o novo Volkswagen T-Roc pode ser unificado com a próxima geração do Nivus e deve contar com o novo motor híbrido que chegará ao país. É o que indica uma fala do chefão global da marca alemã.
A fala polêmica do CEO da Volkswagen
Em entrevista recente à revista britânica Autocar, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäffer deixou escapar uma possível chegada do T-Roc ao país. “Precisávamos fazer (um veículo híbrido pleno - HEV) de qualquer forma, pois a América do Sul precisa de um conjunto motriz HEV e o T‑Roc é construído na América do Sul para a América do Sul (sic), e também na China”.
A questão é que o T-Roc nunca foi produzido ou vendido no mercado sul-americano, onde a Volkswagen atua com os modelos T-Cross e Nivus. A afirmação do executivo pode ter sido um simples erro, ou uma pista de que os futuros Nivus e T-Roc podem ser basicamente o mesmo carro, ainda que com leves diferenças.
Novos T-Cross e Nivus terão plataforma maior e mais refinada
Como as próximas gerações do Nivus e do T-Cross utilizarão a plataforma MQB Hybrid, maior e mais refinada do que a MQB-A0, os modelos podem ter porte semelhante ao do novo T-Roc. O SUV europeu, por outro lado, utilizará a plataforma MQB Evo, do Golf de oitava geração.
De acordo com o site Mobiauto e da revista Autoesporte, a Volkswagen atua em paralelo no desenvolvimento das próximas gerações do Nivus e do T-Cross. O primeiro deve chegar ao mercado em 2027, enquanto o irmão maior viria em 2028. A proximidade maior para a chegada do novo Nivus poderia indicar justamente o parentesco com o T-Roc.
Visual do T-Roc deve inspirar o novo Nivus brasileiro
Além disso, os primeiros protótipos do novo Nivus já teriam até mesmo sido construídos em São Bernardo do Campo (SP), onde ele será produzido. O visual do novo Nivus brasileiro deve ser bem próximo ao do futuro T-Roc europeu, que já apareceu em imagens vazadas e em teasers oficiais.
Na dianteira, os faróis de LED terão formato fino, e são interligados por uma barra horizontal iluminada. A grade dianteira terá grandes dimensões na parte inferior do para-choque, e não é ligada aos faróis como no modelo atual.
Na lateral, as rodas são novas, enquanto as portas trazem vincos marcantes na região dos faróis e das lanternas. Ainda há um friso prateado no arco do teto, que chega até a traseira. Na parte de trás, as lanternas em LED serão interligadas, com a placa localizada no para-choque.
O interior também terá um layout inspirado nos modelos mais recentes da marca, com destaque para a central multimídia e linhas horizontais. As próximas gerações do Nivus e T-Cross terão melhorias de acabamento e serão posicionadas acima das atuais, abrindo mais espaço para o Tera no mercado.
Transmissão e possibilidades para o Brasil
Sob o capô, a nova geração do Volkswagen T-Roc deve contar sempre com algum tipo de eletrificação, desde opções micro-híbridas até híbridas plug-in. Ele também deve estrear os novos sistemas híbrido MHEV de 48V e HEV (do tipo híbrido pleno) associado ao motor 1.5 eTSI Evo2.
Pelo menos um dos sistemas deve chegar aos Volkswagen nacionais. Enquanto o primeiro é capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico em algumas situações – como em manobras e saídas de semáforo – o segundo é mais avançado, e consegue conduzir o veículo sem o auxílio do motor a combustão.
Os números de potência e de torque ainda não foram revelados. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades.