Volkswagen Nivus híbrido é flagrado em testes no Brasil
Nova geração do SUV cupê terá plataforma MQB Hybrid e motor 1.5 eTSI Evo2 flex de 150 cv com sistema híbrido de 48V da Audi
O novo Volkswagen Nivus híbrido já está em testes no Brasil. Uma mula da nova geração do modelo foi flagrada em Taubaté (SP) com bastante camuflagem e teve as imagens publicadas pelos amigos do perfil Placa Verde (@placaverde) e O Barba que Viu (@obarbaqueviu), no Instagram. O novo Nivus híbrido deve contar com um sistema eletrificado de 48V capaz de tracionar as rodas e deve ser lançado até 2028.
O novo flagra traz mais detalhes do que a primeira aparição da mula do Nivus híbrido, no fim do mês passado. A unidade flagrada chama a atenção pela camuflagem pesada na dianteira e na traseira, algo incomum uma vez que o SUV cupê foi reestilizado há menos de um ano.
No entanto, com os detalhes da dianteira e da lateral próximos às caixas de rodas, contam com prolongamentos além das medidas do carro, é possível perceber que se trata de uma mula de um novo modelo, possivelmente já a próxima geração do Nivus. Isso indica que o novo SUV será mais largo do que o atual.
Já se sabe que os novos T-Cross e Nivus terão a nova plataforma MQB Hybrid, que equipará os carros eletrificados da marca fabricados no Brasil. A nova base é uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37) usada pelo Golf de sétima geração, que é maior do que a MQB-A0 do T-Cross e do Nivus atuais.
A plataforma MQB-A1 do grupo Volkswagen, que é utilizada pelo Jetta e Taos, ganhará uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Essa atualização teria custo menor do que implementar a plataforma MQB Evo do Golf de oitava geração, que é utilizada na Europa.
Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor. Ambos os modelos terão um sistema eletrificado do tipo híbrido pleno, capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico.
Sob o capô, os novos T-Cross e Nivus híbridos devem contar com o novo motor 1.5 eTSI Evo2, em configuração flex de 150 cv e 250 Nm com ou sem um sistema híbrido. De acordo com a revista Autoesporte, o conjunto deve ser do tipo micro-híbrido (MHEV) de 48V, e não um híbrido pleno, como se especulava anteriormente.
Com tecnologia vinda da Audi, o sistema MHEV 48V deve ser chamado de eTSI Plus, e fará sua estreia na nova geração do T-Roc no fim de agosto. Embora seja mais simples do que o híbrido pleno, ele também será capaz de tracionar as rodas em algumas situações, como em manobras, saídas de semáforos e na partida do motor.
Com isso, o conjunto ajudará a economizar combustível e a reduzir o índice de emissões de poluentes. O propulsor elétrico oferece 24 cv e 230 Nm dos modelos da Audi, e deve manter os mesmos números nos Volkswagen nacionais. Esta deve ser a motorização do protótipo flagrado em Taubaté. O sistema híbrido permitirá até o desligamento do motor a combustão em algumas situações de condução.
Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Já o motor 1.0 turbo – que hoje conta com versões de 116 cv e 128 cv – também deve ganhar o conjunto MHEV para concorrer com os híbridos do grupo Stellantis, que utilizam um sistema de 12V atrelado ao motor 1.0 turbo flex de 130 cv.
O novo T-Cross deve ter medidas semelhantes às do novo Nissan Kicks, ocupando o possível lugar do Taos. Ele deve chegar ao mercado primeiro, em 2027. Já o Nivus será lançado depois, no ano seguinte. Ele também crescerá, abrindo mais espaço para o Tera na linha da marca alemã. O visual deve ter inspiração nos novos SUVs europeus da Volks, como o novo T-Roc, que será revelado nos próximos dias, Tiguan e Tayron.