A Uber voltou atrás depois de anunciar uma mudança polêmica na lista de carros aceitos na categoria Black. Após a forte repercussão negativa entre os motoristas parceiros, a empresa anunciou nesta semana que decidiu manter o Citroën Basalt na categoria Black — ao menos até o dia 31 de dezembro de 2026. O Renault Kardian, por outro lado, não retornou à lista.
Decisão anterior não agradou aos motoristas da Uber
A mudança ocorreu após uma série de reclamações dos motoristas à plataforma da Uber, que deixaria de aceitar o Basalt e outros sete modelos na categoria Black a partir do dia 5 de janeiro de 2026. Agora, a empresa aceitará cadastros do Basalt até o dia 31 de dezembro deste ano, autorizando o uso do carro até o último dia do ano que vem.
A decisão surpreendeu muitos motoristas parceiros por conta da exclusão dos modelos independentemente do ano de fabricação e da versão. Além da dupla de carros franceses, a nova lista também deixou de fora modelos eletrificados e recentes, como o Hyundai Kona Hybrid e o Peugeot e-2008.
Por outro lado, o Uber Black passará a aceitar o Volkswagen Virtus a partir de 2026. Já modelos como o Honda City, Renault Duster e VW Nivus deverão ser do ano modelo 2023, no mínimo. De acordo com a Uber, a nova lista foi elaborada a partir de pesquisas com usuários, que destacaram o espaço interno, acabamento interno, ano e modelo dos veículos como critérios mais relevantes na escolha de uma viagem.
Uber Black segue com critérios específicos
Os carros da categoria também devem ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas, como preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco. Já os critérios de seleção para os condutores da categoria Uber Black continuam os mesmos: mais de 100 viagens realizadas em outras categorias (exceto Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e avaliação mínima de 4,85.