O Japan Mobility Show 2025 – nova geração do lendário Salão de Tóquio – acontece de 30 de outubro a 9 de novembro no Tokyo Big Sight, mas as novidades serão mostradas já nos dias 28 e 29 (quarta e quinta-feiras). Por enquanto, a Nissan é a montadora que mais tem novidades de produtos para a feira, seguida da Toyota, mas a chinesa BYD quer tirar o brilho das japonesas.
Cidade do futuro próximo (2035) é uma das atrações de Tóquio
Organizado pela Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA, a “Anfavea” japonesa), o evento reafirma a vocação do Japão como berço da mobilidade do futuro, reunindo mais de 170 empresas dos setores automotivo, tecnológico e energético.
O destaque conceitual deste ano é o Tokyo Future Tour 2035, uma experiência imersiva que propõe visões de como será o transporte urbano dentro de uma década. Criado em parceria com 178 corporações e instituições, o projeto reforça a integração entre montadoras, startups e provedores de tecnologia.
Nissan Elgrand – luxo elétrico com alma familiar
A Nissan revela a quarta geração do Elgrand, uma das minivans mais tradicionais do Japão. Agora eletrificada com a tecnologia e-Power de terceira geração, o novo modelo combina o conforto de um grande veículo familiar com eficiência e silêncio típicos de um elétrico. O interior foi totalmente redesenhado, com ênfase em acústica premium, segurança avançada e conectividade com Google Built-In.
Outro destaque da Nissan é o Ariya EV 2026, que ganha suspensão revisada para o Japão, função Vehicle-to-Load (V2L) e melhorias no sistema multimídia. A Nissan também mostrar os novos elétricos Leaf e Micra, além de um carro com novas tecnologias de mobilidade autônoma.
Toyota Land Cruiser FJ – o retorno do ícone
A Toyota apresenta ao mundo o Land Cruiser FJ, um 4x4 compacto que resgata a herança do lendário BJ de 1951, o primeiro carro a escalar o Monte Fuji. Com 4,57 m de comprimento, o FJ é 270 mm mais curto que o Land Cruiser 250, o que garante melhor manobrabilidade e ângulo de ataque elevado.
A tração é 4x4 part-time, o motor 2.7 a gasolina tem 163 cv e o câmbio é automático de 6 marchas. O modelo mantém o estilo quadrado e robusto, evocando a linhagem clássica da Toyota, mas com foco em mobilidade moderna e global. Seu lançamento no mercado japonês está previsto para meados de 2026, e a exportação para outros mercados é cogitada.
BYD Light EV – a estreia chinesa no segmento kei-car
A chinesa BYD usa o palco japonês para apresentar, em estreia mundial, seu primeiro carro elétrico ultracompacto, desenvolvido de acordo com as rigorosas normas dos “light vehicles” (kei-cars) do Japão. É uma ousadia e tanto.
O protótipo traz a bateria Blade – tecnologia que tornou a BYD líder em segurança e densidade energética – e reflete a filosofia da marca de “reduzir a temperatura do planeta em 1°C”.
Mais do que um novo produto, o Light EV simboliza a entrada definitiva da BYD em segmentos urbanos globais, abrindo caminho para a exportação de veículos pequenos elétricos a partir da Ásia.
Mazda – tecnologia limpa e palco para o novo CX-5
A Mazda promete um dos estandes mais tecnológicos da mostra japonesa. Além de dar palco para o novo CX-5 (já revelado na Europa), em sua primeira exibição pública no Japão, a marca exibirá um conceito que traduz sua visão de design e sustentabilidade para os próximos anos.
A Mazda também apresenta duas inovações ambientais: um sistema de captura de CO₂ capaz de neutralizar emissões durante o uso do veículo, e um biocombustível derivado de algas, que integra o plano da empresa para uma sociedade circular e neutra em carbono.
*Viagem a convite da Nissan.