URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Renault Duster Iconic Plus: vale a pena comprar a versão de 170 cv?

REVIEW: rodamos uma semana com o Duster Iconic Plus, nova versão topo de linha do parrudo SUV da Renault

9 mai 2024 - 15h20
(atualizado em 10/5/2024 às 14h53)
Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe
Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

O Renault Duster sempre foi forte, robusto, parrudo. Por isso, foi o primeiro carro a destronar a hegemonia de 10 anos do Ford EcoSport no segmento SUV, na primeira metade da década passada. Mas o tempo passou e muitos SUVs chegaram depois do Duster. Mesmo dentro da Renault, ele recebeu a companhia do Captur.

Porém, o Duster resistiu. Enquanto muitos SUVs caíram no esquecimento ou até deixaram de ser fabricados (caso do Renault Captur), o Duster evoluiu. Manteve seu design incomum, mesmo com a reforma de 2020. Depois, em 2022, ganhou uma versão com o motor 1.3 turbo muito mais potente.

Publicidade

Em 2024 o Renault Duster evoluiu um pouco mais e agora conta com a versão Iconic Plus em duas configurações: 1.6 aspirado de 120 cv e 1.3 turbo de 170 cv. Foi nessa última que rodamos durante uma semana, para avaliar as novidades e a performance deste motor de 270 Nm com câmbio CVT Xtronic de 8 marchas.

Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Será que vale a pena? Por R$ 14.100 a mais o cliente leva um Duster com 50 cavalos extras de potência e 111 Nm a mais de torque. É muita diferença. Tanto que o Duster Turbo vai de 0 a 100 km/h em 9,2, chega a 190 km/h e tem as respostas de retomadas de velocidade 36% mais rápidas. Para dar uma ideia, o Duster 1.6 leva longos 14,2 segundos para ir de 0 a 100.

O consumo do Duster Iconic Plus Turbo é só um pouco melhor do que o da configuração 1.6, mas vale muito a pena, pois oferece muito mais desempenho e ainda tem os valores de autonomia um pouco melhores. A maior diferença é na cidade com etanol: 7,7 km/l contra 7,2.

Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe
Foto: Renault / Guia do Carro

Com gasolina, o Duster 1.3 Turbo faz 10,9 km/l na cidade e 11,6 na estrada. Com etanol, faz 7,7 km/l na cidade e 8,2 na estrada. Portanto, vale a pena abastecer com etanol tanto na cidade quanto na estrada.

Publicidade

Na dianteira, o SUV traz novos faróis de led e grade frontal renovada, com acabamento em preto brilhante. Atrás, o Duster recebeu novas lanternas em led. Por dentro, tem o console elevado, substituindo o antigo descansa braço, além de novo grafismo para o quadro de instrumentos, e duas entradas USB adicionais traseiras. Agora são quatro conexões, três do tipo C e uma do tipo A.

Mas a multimídia tem um detalhe irritante: a câmera de segurança é ativada em manobras e não tem como voltar manualmente, mesmo que você precise ver o navegador. Em compensação, outra boa notícia é a adoção de seis airbags de série em todas as versões da linha 2024, o que aumenta a segurança dos usuários. 

Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

O design não é de parar o coração, mas há melhorias com novas barras de teto e skis frontal e traseiro na cor cinza, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, novas rodas de liga leve de 17”, modelo Tergan, com verniz fumê. Os pneus são borrachudos (215/60 R17) e ajudam no conforto ao rodar. Veja no vídeo o comportamento dinâmico do carro.

Novo Renault Duster ficou melhor do que parece
Video Player

As versões Iconic Plus trazem ainda emblemas “Iconic” na grade frontal e “Duster” nas barras de teto, na cor laranja, além de novas padronagens para os bancos e painel, com detalhes em laranja, e tecnologias inéditas no SUV da Renault, como sensor de chuva e carregador de celular por indução.

Publicidade

Se o cliente quiser, por mais R$ 1.800 dá equipar o Duster Plus com o Pack Outsider, que inclui faróis auxiliares no para-choque dianteiro – com molduras na cor cinza e novos frisos laterais com detalhes em laranja.

Embora seja um projeto de idade avançada, o Renault Duster agrada pelo painel de instrumentos moderno e funcional e pela multimídia Display Link de 8”. Com conectividade wireless, possibilita conexão Android Auto e Apple CarPlay sem cabo.

Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

O forte do carro continua sendo sua pegada off-road, cada vez mais rara no segmento de SUVs compactos. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. O porta-malas de 475 litros também é generoso.

Por tudo isso, acreditamos que vale a pena, sim, comprar o Renault Duster Iconic Plus com o motor 1.3 TCe, que deixou o SUV  muito mais ágil e vai agradar os fãs do carro, enquanto não chega uma nova geração, muito mais moderna. Mas dificilmente ela será vendida no Brasil antes de 2026.

Publicidade

Preços

Duster Iconic Plus CVT 1.6 - R$ 143.890

Duster Iconic Plus CVT 1.3 TCe - R$ 157.990

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações