A Stellantis acaba de iniciar a produção da picape Ram Dakota na Argentina. Produzida no Polo Automotivo de Córdoba, a nova Dakota será lançada no mercado brasileiro no início do ano que vem e deve ser uma das atrações da marca durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2025, em novembro. A nova picape da Ram também foi apresentada de forma oficial na Argentina.
A nova Ram Dakota é o primeiro carro da marca americana produzido no Polo de Córdoba, que se tornou um hub estratégico na produção de picapes da Stellantis para a região. De lá, também sai a picape Fiat Titano vendida no Brasil. Para produzir a nova picape, a Stellantis investiu R$ 2 bilhões na fábrica.
Visual teve inspiração na versão conceito
A nova Ram Dakota de produção manteve grande parte das linhas da carroceria e componentes antecipados pelo conceito Nightfall, revelado em agosto. Além dos elementos do exterior, o interior da nova picape trouxe o mesmo layout da chinesa Changan Hunter, mais refinado e moderno, com painel digital de 7" e central multimídia de 12,3". Dentre os itens da versão Warlock, com apelo off-road, estão seis airbags, faróis em LED, rodas de 17" com acabamento diamantado e pneus de uso misto, estribos laterais, pacote ADAS, entre outros.
Motorização
Com foco na exportação, a Ram Dakota é o segundo modelo da família de picapes que contará futuramente com o motor 2.2 Multijet turbodiesel de 200 cv e 450 Nm que já equipa a Titano argentina e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage feitas no Brasil. Na Argentina, o câmbio pode ser um manual de seis marchas ou um automático de oito marchas.
No mercado brasileiro, a picape deve ser oferecida apenas com câmbio automático e tração 4x4 automática com funções 4x2 e 4x4 reduzida. A caçamba tem 1.200 litros de volume, e a capacidade de reboque é de até 3,5 toneladas. De acordo com a Stellantis, a Dakota é o início de um projeto de longo prazo que será desenvolvido ao longo dos próximos anos.
Resumo
A Stellantis iniciou a produção da picape Ram Dakota na Argentina. A nova Ram Dakota chegará ao mercado argentino ainda este ano. Já o lançamento no Brasil deve ocorrer até março do ano que vem, com uma aparição no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.