Aqui no Brasil já é hábito nas grandes cidades circular com as janelas fechadas por conta da violência urbana, mas o influenciador espanhol Bernat Escolano viralizou recentemente com mais justificativas para manter os vidros ou totalmente fechados, ou totalmente abertos.
Segundo Escolano, que acumula quase 300 mil seguidores no Instagram com seus vídeos em meio a um desmanche, rodar com os vidros apenas parcialmente abertos pode ser terrivelmente perigoso. O problema está no caso de um acidente, os ocupantes poderem bater com a cabeça no topo do vidro, o que causaria ferimentos graves.
Na publicação, que é de 2024, mas voltou a circular agora, Escolano indica abaixar no máximo cerca de dois dedos, quando for inevitável. Nunca deixá-los pela metade ou menos.
Embora a preocupação do espanhol possa soar um tanto trágica demais, rodar com os vidros fechados tem outras vantagens além da segurança. O menor nível de ruído a bordo evita distrações ao motorista, permite ouvir eventuais barulhos estranhos no carro que indiquem problemas, evita a entrada de poeira na cabine e até mesmo insetos.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!