A Chery confirmou a chegada da marca Lepas ao Brasil. A informação foi revelada pela própria matriz na China, às vésperas do Salão de Pequim, que acontece entre os dias 24 de abril e 3 de maio - e que terá cobertura completa e in loco da equipe do Jornal do Carro.
A estreia no Brasil acontecerá ainda em 2026.
"O cliente brasileiro está procurando cada vez mais por performance e busca uma 'percepção de qualidade' que reflete sua identidade e complementa um estilo de vida sofisticado e moderno", escreveu a empresa em comunicado.
Lepas tem menos de um ano de vida e nasceu para exportar
A Lepas é a marca caçula do grupo Chery, já que nasceu em abril de 2025 - ou seja, menos de um ano atrás. É uma subdivisão do grupo com foco apenas na exportação de veículos para fora da China.
A meta da Chery é que a Lepas esteja presente em 45 países até o final de 2027. Mercados em regiões como Europa, Oceania e América do Sul estão no radar. No mercado latino americano, a estreia da Lepas já está confirmada no México.
Como e quais são os carros que a Lepas pode vender no Brasil
Atualmente, a Lepas vende os SUVs L4, L6 e L8. Todos os projetos compartilham plataformas com veículos da Chery.
O L4 é um SUV compacto com porte semelhante à modelos como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Não há dados oficiais sobre motorização, mas a escolha pelo motor 1.5 turbo de quatro cilindros movido a gasolina, de 147 cv e 21,4 kgfm, seria natural. Afinal de contas, é o mesmo conjunto que equipa o Caoa Chery Tiggo 5X no Brasil.
O L6 está um degrau acima e enfrentaria os SUVs médios. O modelo tem 4,50 metros de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos, sendo rival direto de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Motorização seria a 1.6 turbo a gasolina de quatro cilindros, que entrega 187 cv e 28 kgfm de torque máximo. Este conjunto equipa os Caoa Chery Tiggo 7 e 8.
Por último, o L8 é um SUV grande com 4,70 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,80 m. Leia-se algo semelhante a um Jeep Commander.
O motor 1.5 turbo presente no L4 seria a escolha, mas com tecnologia híbrida plug-in. Aqui, a potência combinada seria de 275 cv e o torque, 37,2 kgfm. O motor elétrico seria alimentado por uma bateria de 18,4 kWh para render alcance de até 100 km (pelo otimista ciclo chinês) apenas com o uso de eletricidade.
Ainda não se sabe quantos (e quais) destes modelos serão vendidos no Brasil.
Enquanto isso, o Salão de Pequim será palco da apresentação de novas versões eletrificadas de L4 e L6.