O novo Hyundai HB20 já está em testes no Brasil. Depois de aparecer na Ásia, a nova geração do hatch foi flagrada pela primeira vez em solo brasileiro. Ainda com bastante camuflagem, o protótipo da terceira geração do Hyundai HB20 teve as imagens publicadas pelos amigos do perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram. O novo HB20 deve ser lançado oficialmente em 2026 e será bem diferente do hatch vendido atualmente.
Trata-se de uma geração totalmente nova do Hyundai HB20. Lançado originalmente em 2012, o hatch ganhou uma reestilização profunda em 2019 e uma nova modificação visual em 2022. No entanto, a plataforma original foi mantida. No próximo HB20, a plataforma será nova, e o visual deve ganhar pegada futurista, com linhas inspiradas nos modelos elétricos da linha Ioniq.
O novo Hyundai HB20 também deve crescer em dimensões, ficando mais comprido e largo do que o atual, com medidas próximas às do Volkswagen Polo atual. Como o modelo já roda em testes com a carroceria final, é possível ver alguns detalhes do design, como a linha de cintura mais elevada e a área envidraçada semelhante à do Creta.
Na parte de trás, as lanternas serão em LED e interligadas, e devem corrigir o problema da localização das luzes de seta do modelo atual. O novo HB20 também deve compartilhar uma série de componentes com a próxima geração do hatch i20 vendido na Europa e na Ásia. Por dentro, o modelo deve oferecer acabamento mais refinado, novos itens de conforto e mais espaço interno.
Sob o capô, o novo Hyundai HB20 deve manter os atuais 1.0 flex aspirado de 80 cv e o 1.0 turbo flex de 120 cv, com opções de câmbio manual de cinco marchas e automático de seis, respectivamente. Uma novidade pode ser a chegada do mesmo sistema híbrido do tipo MHEV de 48V, que já é utilizado pelos modelos Kia Stonic e K3 associado ao motor 1.0 turbo.
O novo Hyundai HB20 deve chegar ao mercado em meados de 2026 e será fabricado em Piracicaba (SP), ao lado do atual Creta. No lugar do sedan HB20S, a Hyundai também pretende lançar um novo crossover compacto derivado do novo HB20, que brigará diretamente com os modelos Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.