Ex-VW e Ford, Thomas Owsianski é o novo presidente da GM na América do Sul

Com passagens por diferentes montadoras do setor, o alemão Thomas Owsianski substitui Santiago Chamorro na presidência da GM na região

20 jan 2026 - 12h39
Thomas Owsianski é o novo presidente da GM na América do Sul
Thomas Owsianski é o novo presidente da GM na América do Sul
Foto: GM/Divulgação

A General Motors acaba de anunciar o alemão Thomas Owsianski como o novo presidente e diretor-geral da operação da companhia na América do Sul, efetivo a partir de 1º de fevereiro. Ele assume a presidência da GM na região após a saída do colombiano Santiago Chamorro, que foi anunciada em novembro do ano passado.

“A América do Sul tem fundamentos sólidos, uma base industrial cada vez mais competitiva e um enorme potencial de crescimento. Nossos investimentos estão criando as condições para novas fases de expansão do portfólio, adoção de tecnologias avançadas e geração de valor de longo prazo”, afirma Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente da GM Global Markets.

Publicidade
Teaser do novo Chevrolet Sonic 2026
Foto: GM/Divulgação

Owsianski já passou por Opel, Ford, Volkswagen, Audi e SAIC

No início de sua carreira, Owsianski ocupou cargos executivos na General Motors, incluindo funções na Opel, na Europa. Após passagens por Ford, Volkswagen, Skoda, Audi e SAIC, ele agora retorna à GM. Com mais de três décadas de experiência em posições de liderança nas áreas de vendas, marketing e operações no setor automotivo internacional, Owsianski conduziu ao longo da carreira organizações em ciclos complexos de transformação.

“Thomas traz uma trajetória consistente de liderança em múltiplos mercados e um profundo conhecimento da região sul-americana. Ele é o líder escolhido para dar continuidade ao nosso momento positivo e conduzir a GM em sua próxima fase de crescimento, com foco em competitividade, solidez do negócio e sustentabilidade no longo prazo”, completa Harvey.

Novo Chevrolet Onix RS 2026
Foto: GM/Divulgação

A nomeação de Thomas Owsianski também ocorre em um período de investimentos e lançamentos da General Motors no Brasil e América do Sul e pouco após as comemorações do centenário da marca no país. Em 2025, a Chevrolet lançou as reestilizações do Onix, Onix Plus e Tracker, além dos novos elétricos Spark EUV e Captiva EV. Neste ano, a expectativa é o lançamento do novo Sonic e a versão híbrida do Captiva.

“É uma honra assumir essa função em um momento tão importante para a GM na América do Sul”, afirma Owsianski. “A região tem um papel estratégico no futuro da companhia. Temos uma combinação única de escala industrial, talento local, engenharia de excelência e acesso a tecnologias globais”, conclui o executivo.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações